Definição - O que é Ferro Fundido Nodular Austemperado

É uma família de ferro fundido nodular tratado termicamente estabelecido nas Normas ASTM 897M e EN1564. 

O tratamento térmico de Austêmpera utilizado transforma o ferro fundido nodular dúctil outorgando excelentes qualidades de resistência à ruptura, à fadiga, ao desgaste, e um alongamento especifico muito elevado.

A partir de 1986 os fundidores de todo o planeta viram neste produto uma oportunidade de expandir o seu mercado e competir com o aço forjado, iniciando uma onda de desenvolvimento a escala mundial com aplicações nos setores de maquinas agrícolas, tratores pesados, máquinas para transporte em mineradoras e nos setores de transporte geral de cargas e automotivo. 

Austêmpera é um tratamento isotérmico aplicado a materiais ferrosos que requer um estrito e preciso controle de tempo e temperatura, produzindo uma microestrutura resultante de alta ductilidade, tenacidade, com uma resistência à tração, abrasão e fadiga duas vezes maior que com um tratamento tradicional de têmpera.

Durante o tempo em que a peças são mantidas à temperatura de austenitização ocorre uma formação acicular de ferrita, austenita de alto teor de carbono estável e nódulos de grafita, formando assim uma estrutura denominada de ausferrita que outorga uma dupla resistência para um mesmo nível de ductilidade se comparado com uma estrutura de perlita, ferrita ou martensita formada por meios convencionais de tratamento térmico.

As peças de ferro fundido austemperado resultam 10% mais leves que as mesmas peças feitas em aço para uma mesma aplicação e mais fáceis de usinar do que os aços com durezas equivalentes.







Ou navegue por letra: