2021 fechou com 16,5 milhões de carros elétricos nas estradas do mundo

Somente nos 3 primeiros meses de 2022, foram 2 milhões de carros elétricos vendidos em todo o mundo.

Apesar das tensões nas cadeias de suprimentos globais, as vendas de carros elétricos, incluindo os modelos híbridos totalmente elétricos e plug-in, continuam em alta em 2022, com 2 milhões de carros elétricos vendidos em todo o mundo no primeiro trimestre - um aumento de três quartos em relação ao mesmo período do ano anterior. Em todo o ano de 2021, as vendas também tiveram recorde: 6,6 milhões, de acordo com a última edição do anuário Global Electric Vehicle Outlook. As informações são da International Energy Agency (IEA).

Com as vendas do ano passado, 2021 fechou com 16,5 milhões de carros elétricos nas estradas do mundo, o triplo do valor de 2018.

Na China, as vendas de carros elétricos quase triplicaram em 2021, alcançado a marca de 3,3 milhões - representando cerca de metade do total global. As vendas também cresceram fortemente na Europa (2,3 milhões, aumento de 65%) e nos Estados Unidos (630 mil).

Os carros elétricos chineses são tipicamente menores do que outras marcas. Isso daz com que os custos de fabricação mais baixos reduza significativamente a diferença de preço em relação aos carros tradicionais, O preço médio de um carro elétrico na China era apenas 10% superior ao doa convencionais, em comparação com a média de 45% a 50% em outros grandes mercados, diz o informativo da IEA.  

Obstáculos

No curto prazo, os maiores obstáculos para a continuidade das vendas fortes de veículos elétricos são os preços em alta de alguns componentes essenciais para fabricação de baterias. Também influenciam as interrupções na cadeia de suprimentos causadas pelo ataque da Rússia à Ucrânia e pelos contínuos bloqueios provocados pela Covid-19 em algumas partes da China no começo deste ano. Os preços do lítio, um mineral crucial para baterias de carros, eram sete vezes mais altos em maio de 2022 do que no início de 2021, e os preços do cobalto e do níquel também aumentaram


Continua depois da publicidade


A longo prazo, serão necessários maiores esforços para implantar infraestrutura de abastecimento suficiente para atender ao crescimento esperado nas vendas de carros elétricos, diz o relatório.

Os governos da Europa e dos Estados Unidos já vêm promovendo políticas industriais voltadas para o desenvolvimento doméstico das cadeias de suprimentos de veículos elétricos, já que mais da metade de toda a capacidade de processamento e refino de lítio, cobalto e grafite está localizada na China.

Foto: Depositphotos