SSAB apresenta o novo Strenx® 1100 Plus, um aço estrutural para equipamentos de içamento e estruturas avançadas

Os proprietários de frotas e equipamentos estão sempre encarando a pressão de fazer mais com menos. Para isso, a SSAB lança uma inovação à linha de aços de alto desempenho de 1100 MPa na linha Strenx®. O Strenx® 1100 Plus é um novo aço de alta resistência, laminado a quente, que obtém propriedades exclusivas nas soldas e oferece desempenho inigualável para soldagem e dobra. Graças à otimização da resistência mecânica em suas juntas soldadas, ele contribui para equipamentos mais leves, mais fortes e mais ecológicos, com melhor desempenho nas indústrias de transporte e içamento.

Fragilidades na solda praticamente eliminadas

Como o “Plus” sugere em seu nome, o Strenx® 1100 Plus oferece aos clientes algo a mais. Normalmente, as juntas soldadas podem representar pontos fracos na união dos aços estruturais de graus mais altos. Mas com o Strenx® 1100 Plus, tais fragilidades na solda são praticamente eliminadas porque as propriedades de resistência mecânica, alongamento e resistência ao impacto da junta soldada atendem às garantias mínimas do material de base. A combinação ideal de resistência e tenacidade da junta soldada e da zona termicamente afetada oferece um grande benefício ao processo de engenharia do produto: o projeto pode ser baseado na mesma resistência estática mínima em toda a aplicação, de acordo com as normas de projeto.

É possível chegar mais alto e mais longe com o aço de alto desempenho Strenx

O Strenx 1100® Plus é ideal para equipamentos de içamento, tais como guindastes, além de soluções em equipamentos de transporte mais leves e estruturas avançadas que exigem alta resistência também nas soldas. Na verdade, a junta soldada possui resistência maior que a do material de base Strenx® 1100. Isso resulta em guindastes com maior alcance, carretas que transportam mais carga útil e caminhões que usam menos combustível e emitem menos CO2.


Continua depois da publicidade


O produto será oferecido em espessuras de 4,0 a 8,0 mm, com largura de até 1.600 mm e comprimentos de até 13.000 mm.

 

Mais vantagens na fabricação

  • Um aço excepcionalmente limpo e um processo de produção controlado com precisão se traduzem, consistentemente, em alta qualidade e resultados previsíveis;
  • Garantia de planicidade, espessura e conformação;
  • Garantia rigorosas quanto às tolerâncias;
  • A soldagem pode ser feita à temperatura ambiente (com base em testes CTS, conforme a ISO 17642-2:2005);
  • Ótima combinação de resistência e tenacidade na junta soldada e zona termicamente afetada.

Veja o Strenx® 1100 Plus na Bauma Munique 2019

O Strenx 1100® Plus fará a sua estreia oficial em abril de 2019 na Bauma Munique, evento mundial mais renomado para as indústrias de construção e mineração.

“É com prazer que apresentamos o Strenx 1100 Plus em Bauma”, afirma Magnus Carlsson, gerente dos produtos Strenx® na SSAB. “Acreditamos que este produto simplesmente não pode ser superado no mercado atual, em quaisquer aplicações de alto desempenho que possam se beneficiar de soldas com uma resistência similar ao metal de base. Estamos ansiosos para continuar a atender mercados em franco desenvolvimento com projetos e tecnologias avançadas e a aplicar as inovações da SSAB em tecnologias de aço aos desafios enfrentados pelos setores de içamento e transporte.”