O segredo por trás dos quase 2 milhões de km rodados - Motores FPT Industrial

Em Porto Alegre (RS), motor FPT Cursor 13 acumula 1,9 milhão de quilômetros

Não é todo dia que se encontra um veículo de carga com mais de 1 milhão de quilômetros rodados. Muito mais difícil é se deparar com dois caminhões que estão perto de completar 2 milhões de quilômetros percorridos com o motor original de fábrica. Mas essa é a realidade de clientes IVECO de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que podem contar com a confiabilidade dos motores desenvolvidos pela FPT Industrial.

O transporte profissional exige muito mais do que apenas potência. Traz com ele a necessidade de robustez para encarar as difíceis tarefas do dia a dia. Os produtos da FPT Industrial, uma das maiores fabricantes de motores do mundo, estão alinhados para o desafio: destacam-se pela durabilidade, economia e facilidade de manutenção, além de estar em sintonia com os principais mercados mundo, já que o desenvolvimento é global.

“Logo ao deixar a linha de montagem, nossos motores são testados rigorosamente, antes da entrega ao cliente. Ainda na fase de desenvolvimento, são avaliados nas mais diversas condições, em todo o mundo. Ao chegar à rua, estão prontos para o desafio, alcançando resultados impressionantes”, afirma Marcelo Callente, Gerente de Aplicações de Motores da FPT Industrial.

Na cidade de Salinas (MG), a equipe de atendimento ao cliente da IVECO recebeu de forma voluntária a informação que o motorista Edson Cirino alcançou 1.707.000 quilômetros rodados com seu IVECO EuroTech 450E 37T / 2001, equipado com propulsor FPT Cursor 8. Há 10 anos carregando diversos tipos de carga no baú do caminhão, o caminhoneiro garante que a única manutenção realizada foi a troca de bronzinas. “Nunca tenho de repor óleo depois de realizar a troca como manda o manual”, salienta Edson.

Na Grande Porto Alegre (RS), um IVECO Stralis 570S 41T NR equipado com motor FPT Cursor 13 registra no hodômetro a marca de 1.965.751 quilômetros. O veículo sempre rodou com motor original nas estradas do país e foi descoberto pelo sistema de atendimento da IVECO, que prestou socorro ao motorista após uma pane seca no pátio onde estava estacionado. Com auxílio remoto e cooperação do proprietário, o caminhão foi liberado em perfeito funcionamento. Durante o atendimento, o motorista relatou que realiza a drenagem do filtro separador semanalmente, conforme orienta o manual do proprietário.


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Em ambos casos relatados o atendimento da IVECO confirmou que não houveram incidentes referentes a socorro mecânico confirmando a durabilidade e confiabilidade dos motores FPT Industrial.

Especificações do manual

Para a FPT Industrial, outra razão que contribui significativamente para a longevidade dos propulsores é o modo com que o motorista segue os procedimentos descritos no manual do fabricante. “O ideal é realizar as manutenções preventivas, cuidar das trocas de filtros e lubrificantes, e guiar o veículo sempre de forma prudente e segura. Mais uma dica importante é, ao ligar o veículo, aguardar alguns instantes para que ocorra a lubrificação total dos componentes do motor. Em seguida é só pegar a estrada”, explica André Faria, Engenheiro de Marketing de Produto da FPT Industrial.