Thumb_logos-welle-blue
Welle Laser    |   12/04/2022   |   Academia do Laser   |  

5 aplicações promissoras para o laser de fibra óptica

Já falamos aqui sobre as inúmeras vantagens e benefícios do Laser de Fibra Welle em diversos segmentos das Indústrias, como cada vez mais o Laser de Fibra toma conta do mercado. Neste artigo, falaremos sobre sua versatilidade em funções mais específicas, porém, muito promissoras. 

Laser de Fibra Pulsado de Alta Potência

Os sistemas de lasers de fibra são bastante comuns no mundo industrial como um todo. Na indústria automobilística, por exemplo, são utilizados para cortar, soldar e marcar chapas grossas e duras de metal. O fornecimento de fibra do raio laser torna-os bem adequados para aplicações industriais pesadas executadas por robôs.

Os lasers pulsados têm sido utilizados para fazer furos em betão para reforçar os edifícios existentes com novos vergalhões, o que torna os edifícios mais resistentes aos terremotos. Os lasers de fibra são bons nisto porque podem fazer furos em materiais friáveis (que se fragmentam fácil) sem as vibrações geradas pelas técnicas tradicionais. Isto torna a sua utilização particularmente interessante quando as estruturas já foram enfraquecidas.

Laser de Fibra Pulsado de Femtosegundo

Os sistemas laser de fibra pulsado de Femtosegundo ou Femtosecond são atualmente utilizados em várias aplicações médicas, como nas cirurgias de catarata, anel intraestromal e transplante de córnea. 

Podem também ser utilizados para criar pentes de frequência femtossegundos que, por sua vez, poderiam ser utilizados, num futuro previsível, em relógios GPS para melhorar a sua precisão. Por exemplo, uma aplicação como esta tornaria tratores automáticos muito mais precisos.

Laser de Fibra Pulsado de Baixa Potência

Os lasers de fibra também se encontram nos sistemas LiDAR. Estes sistemas são utilizados em automóveis com auto-condução para medir distâncias. Podem também ser utilizados para a topografia de terrenos e uma riqueza de outros empreendimentos científicos.

Laser de Fibra Contínuo de Alta Potência

Este é o sistema mais comum no meio industrial quando falamos de máquinas de corte para chapas de metal. Inclusive a linha de Fontes Laser Welle utiliza este tipo de laser para as máquinas de corte.


Continua depois da publicidade


O Laser de Fibra Contínuo tem o melhor e mais suave efeito de seção de corte, o que faz com que o resultado final em relação aos outros lasers apresente menos rebarbas e a menor necessidade de processos após o corte.

Sobre mais vantagens desta tecnologia, traremos maiores informações no próximo artigo.

Sistemas de Marcação e Limpeza a Laser

A marcação a laser dá a oportunidade de marcar uma variedade de materiais em preto e branco ou em cores. Operando a uma velocidade muito alta, os Lasers Welle  podem marcar com precisão num número quase ilimitado de formas.

A marcação a laser de fibra é um processo extremamente rentável, produz resultados de alta qualidade em um processo simples de gerenciar. A marcação a laser é um processo muito eficiente e rápido que oferece um alto grau de controle e pode ser facilmente incorporado a outros processos de fabricação (por exemplo, corte, solda, etc.).

Já a limpeza a laser, como o nome sugere, envolve o uso de lasers na limpeza de resíduos de superfície e outras camadas de contaminação, sem causar danos aos materiais necessários ao entorno.

Os lasers de fibra da Welle Laser evitam danos aos materiais ao redor, que outros tipos de laser podem causar. O processo de limpeza é extremamente preciso, sem contato e evita qualquer entrada mecânica. Este processo é quimicamente livre (o que é ótimo para o meio ambiente) e menos abrasivo do que as técnicas tradicionais. 

Os lasers Welle

Nós da Welle, trabalhamos com soluções completas. Além de máquinas que contam com a tecnologia do Laser de Fibra Óptica, possuímos uma linha própria de lasers. Aqui,  desenvolvemos soluções capazes de executar todas as funções de corte, marcação e limpeza a nível mundial, com a vantagem de poder contar com engenharia e assistência técnica nacionais!

Caso a sua empresa possua máquinas que não contam com o que há de mais moderno em tecnologia para processamento de chapas, a Welle Laser propõe a realização de um estudo detalhado sem custos, que demonstrará o ganho que a tecnologia do laser de fibra, produzido por uma empresa brasileira, pode proporcionar.

Entre em contato conosco através do link abaixo, ou venha nos visitar no Stand E070, na FEIMEC em São Paulo, dos dias 03 à 07/05/2022.

Entrar em contato

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.