Thumb_logos-welle-blue
Welle Laser    |   14/02/2022   |   Academia do Laser   |  

A tecnologia laser e sua evolução

Você sabe o que é o laser? O nome já explica que a luz é seu ingrediente principal: “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation” ou Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

Existem vários tipos de lasers e por mais curioso que possa parecer, alguns foram inventados em um curto período de tempo: 

  • Os lasers de fibra óptica foram demonstrados pela primeira vez em 1961 por Elias Snitzer. 
  • O processo de corte a laser a gás, usando uma mistura de dióxido de carbono, foi inventado pela primeira vez em 1964 no Bell Labs, por Kumar Patel. 
  • O processo de corte a laser de cristal foi desenvolvido, na Bell Labs em 1964, por um engenheiro diferente chamado JE Geusic.

A evolução dos processos

A história do laser a gás começa realmente em 1965, quando a Western Electric introduziu o primeiro laser de produção, usando um laser para fazer furos em matrizes de diamante.

Os primeiros experimentos de corte a laser assistido por gás aconteceram também em 1965. Eles foram ideia de Peter Houldcroft, vice-diretor científico do TWI (The Welding Institute) em Cambridge, Reino Unido. 

Esses testes usaram um laser de gás CO2 de 300 W no Laboratório de Pesquisa Eletrônica de Serviços em Harlow. O laser destinava-se a aplicações militares, mas potenciais aplicações industriais também estavam sendo consideradas. 

Os cortes foram feitos usando gás oxigênio auxiliar em aço ferramenta de alto carbono e aço inoxidável de até 2,5 mm de espessura em velocidades de até 1 m/min. No final da década de 1960, o corte a laser a gás estava sendo usado para cortar metal, algo que os lasers de CO2 originalmente não eram capazes de fazer.

A tecnologia de CO2 se tornou a mais comum utilizada no Brasil e, apesar de não ser a mais avançada, nem o melhor processo em termos de consumo de energia e de consumíveis, ainda é muito utilizada.

Os lasers de fibra

Os lasers de fibra exigiram quase duas décadas de desenvolvimento antes que qualquer um dos primeiros dispositivos comerciais aparecessem no mercado internacional, no final dos anos 80.


Continua depois da publicidade


São usados ​​para muitas aplicações, incluindo corte, marcação, soldagem, manufatura aditiva (impressão 3D), etc. A intensidade do feixe, a duração e a saída de calor de um laser de fibra podem ser controlados minuciosamente, de modo que se prestam a funções muito mais precisas que os outros tipos de lasers (CO2 por exemplo).

A fibra é sem dúvida a forma de laser mais recente disponível, com máquinas comerciais só chegando ao mercado brasileiro nos anos 2000, e cada vez mais se provando como uma tecnologia disruptiva e tomando conta do mercado.

A Welle Laser é a fabricante pioneira da tecnologia no Brasil, tanto com soluções de marcação, quanto para corte e processamento de chapas metálicas.

O Brasil tem tecnologia

Fundada em 2008, a Welle é uma empresa 100% Brasileira fruto do empreendedorismo dos irmãos fundadores e engenheiros Gabriel e Rafael Bottós que, após anos de experiência em trabalhos realizados dentro de um dos maiores institutos de pesquisa da Alemanha (Instituto Fraunhofer) resolveram realizar o sonho de desenvolver no Brasil os mais avançados equipamentos de processamento a laser do mundo.

Neste momento, de indústria 4.0, onde cada vez mais buscamos integrar e automatizar os processos com intuito de extrair o máximo de cada esforço, trabalhar com o que há de melhor é essencial. 

Além disso, confiar em uma indústria brasileira, que oferece produtos que contam com a tecnologia de ponta mundial, é ter a certeza de muito mais facilidade em todos os processos:

  • Engenharia Brasileira: Você não fala com intermediários, mas diretamente com quem projetou e construiu as máquinas. Muito mais agilidade no trato de qualquer tipo de dúvidas.
  • Assistência técnica no Brasil: Muito mais agilidade nos deslocamentos e atendimentos. Além é claro de não precisar contar variação cambial ou outras situações que podem acontecer quando peças precisam ser importadas.
  • Sistema Smart de monitoramento remoto: Nosso exclusivo sistema de monitoramento acompanha as máquinas no campo, fazendo com que manutenções preditivas, preventivas e corretivas aconteçam de forma muito mais fácil, já que quando necessário o técnico responsável vai ao cliente, ciente do serviço que será prestado. Muitas das intervenções que se fazem necessárias, também são realizadas de forma remota. Evitando a necessidade do técnico ir ao cliente fisicamente, ganhando rapidez e fazendo com que o custo seja baixo, ou até zero em alguns casos.
  • Facilidade de financiamentos: Por ser nacional, a Welle oferece variadas linhas de financiamento, tanto próprio, como o FINAME, por exemplo.

Existem muitos outros diferenciais nas soluções Welle Laser. Para saber de todos, entre em contato conosco através do link abaixo, ou venha nos visitar nos Stands na Interplast em Joinville ou na FEIMEC em São Paulo.

Entre em contato conosco

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.