Notícias
Senhores,
Segundo o PMBOK, a atividade de gerenciamento de projetos normalmente inclui os seguintes tópicos:
• Identificação de requisitos
• Abordagem das diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas no planejamento e execução do projeto;
• Estabelecimento, manutenção e execução de comunicações ativas, eficazes e colaborativas entre as partes interessadas;
• Gerenciamento das partes interessadas (stakeholders) visando o atendimento aos requisitos do projeto e a criação de suas entregas;
• Equilíbrio das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam, a:
o Escopo;
o Qualidade;
o Cronograma;
o Orçamento;
o Recursos; e
o Riscos.
Como visto, o gestor do projeto tem que alinhar os requisitos antes de montar um cronograma. Com isso serão alinhados os seguintes itens:
• Questões legais;
• Itens de funcionamento dependente de escolhas técnicas;
• Características limitadoras para fabricação; e
• Outros.
Como pode ser visto em materiais de referência, tem-se definido que todo o projeto se inicia pela reunião dos requisitos de projeto, tomem com referência a linha do tempo abaixo.
Definições do PMBOK
Segundo referências, antes de iniciarmos o projeto, é necessário todo o entendimento com as necessidades e expectativas do cliente, pois o que ele está solicitando pode ou não resolver o problema que o levou a solicitar o projeto.
Para isso existem uma série de métodos para se montar o documento final com a matriz de requerimentos com as necessidades do cliente e como entregar algo palpável que possa ser analisado como a entrega dos requisitos para a equipe de desenvolvimento. Abaixo segue um diagrama estruturado com as possibilidades para a ferramenta.
Continua depois da publicidade |
A saída com a matriz de requisitos evita uma série de problemas na saída do projeto, como ao acharmos que solicitamos um serviço e recebemos outro
O PMBOK faz a seguinte classificação de requerimentos:
• Requisitos das partes interessadas, incluindo:
o Impactos em outras áreas organizacionais;
o Impactos em outras entidades internas ou externas à organização; e
o Requisitos de comunicação com as partes interessadas e de relatórios
• Requisitos de solução, incluindo
o Requisitos funcionais e não funcionais;
o Requisitos tecnológicos e de conformidade com padrões;
o Requisitos de suporte e treinamento;
o Requisitos de qualidade; e
o Requisitos de relatos, etc. (os requisitos de solução podem ser documentados textualmente em modelos, ou ambos).
• Requisitos de projetos, tais como:
o Níveis de serviço, desempenho, segurança, conformidade, etc.; e
o Critérios de aceitação
• Premissas, dependências e restrições dos requisitos
Por final, com todos os requisitos, teremos como montar uma matriz com todos os itens definidos para guardar e documentar junto ao projeto, conforme imagem abaixo:
Ferramenta PLM
Os sistemas PLM possuem soluções para a gestão de requerimentos onde eles são:
• Definidos individualmente;
• Associados a especificações;
• Associados a documentos; e
• Posteriormente associados a configurações de produtos.
Abaixo pode ser visualizada que há um índice completo de todas as especificações:
Todos os requerimentos são listados de forma contínua sem estarem identificados a projetos.
Também poderá ser associada a visualização de requerimentos conforme várias situações como prioridade ou dificuldade de execução, conforme o filtro demonstrado abaixo:
Ao acessarmos uma especificação poderemos ver detalhadamente todos os itens que estão associados a ela. A imagem abaixo demonstra um requerimento de produto onde é demonstrada toda a descrição do mesmo com imagens capturadas de documentos de referência instantaneamente.
Ao se acessar um produto, tem-se acesso a todos os requerimentos que ele necessita atender, com isso os projetistas mecânicos não necessitam sair a procura de arquivos, uma vez que a ferramenta PLM é capaz de agrupar tudo como um banco de dados e associar aos arquivos.
Conclusão
Com este artigo abordamos como o PMBOK demonstra os tipos de requerimentos, suas classificações e como uma plataforma PLM gerencia os mesmos junto aos projetos.
Gostou? Então compartilhe:
Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa