Notícias
Senhores,
Uma das coisas que vem se popularizando no mercado é a gestão de projetos e as ferramentas que a suportam. Quero falar de dois métodos nesse texto: PMBOK e Ferramentas PLM.
Definição de projetos
Um dos principais itens que tem de ser avaliado é a definição principal desse termo. Segundo o dicionário Aurélio
Significado de Projeto é:
1 - O que planejamos fazer.
2 - Desígnio, tenção, plano, empresa, cometimento.
3 - Primeira redação de uma lei, estatutos, etc.
4 - Plano gráfico e descritivo.
5 - Estender-se, prolongar-se.
6 - O que planeamos fazer.
7 - Desígnio, tenção, plano, empresa, cometimento.
8 - Primeira redação de uma lei, estatutos, etc.
9 - Plano gráfico e descritivo.
10 - Projeto de Lei: Texto legal que é apresentado a um órgão legislativo com objetivo de se tornar uma lei.
Para empresas isso não fica bem claro, entretanto poderemos pegar um apoio no PMBOK. Projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único com os seguintes requerimentos:
• Executado por pessoas
• Restringidos por recursos limitados
• Planejados, executados e controlados
A palavra “temporário” tem por objetivo garantir que todo projeto tem início, meio e fim claramente definidos. Se estamos associados a tarefas, pessoas e tempos, um cronograma se torna fundamental para esse tipo de solução. Com base nele teremos como realizar essas etapas:
• Detalhar as etapas de projeto
• Interligar as etapas e as interdependências entre elas
• Analisar os prazos relacionados e os status das ações
Segundo o PMBOK, todo cronograma poderá ter muitos tipos de saída, como detalhado abaixo:
Continua depois da publicidade |
Baseado nestes tópicos, estamos com os principais embasamentos teóricos para a gestão de projetos.
Ferramentas PLM
Quando se fala em PLM, poderemos ver todos os recursos do PMBOK em prática. Em primeiro lugar se pode analisar a lista de projetos disponível na plataforma, conforme a imagem abaixo
Também é disponibilizada a associação com os entregáveis que cada fase do cronograma deverá entregar. Nesse caso, poderemos estar falando de um arquivo de projeto, manual de instrução, item projetado ou imagens. Também pode-se definir o que vai ser executado ao final de cada etapa como a execução de reuniões.
Se a lista de tarefas não deixa clara a interdependência entre tarefas, com isso a ferramenta também nos disponibiliza na visualização do projeto o gráfico em barras. Ele dá ao usuário a clara relação entre o início e o fim das tarefas.
Contudo, uma plataforma PLM dá aos usuários características de gestão superiores a simples sistemas de criação de cronogramas. Vejam:
Uma vez que as tarefas e responsáveis estão alocados, pode-se ver os seguintes itens como gráfico com listas de tarefas restantes por semana ou status do projeto.
Gostou? Então compartilhe:
Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa