Notícias
A Norgren irá ampliar sua área industrial de 3 mil para 5 mil e 700 metros quadrados até o final de 2012. A expansão faz parte do plano estratégico da empresa para dobrar sua capacidade de produção até 2015. A empresa está em fase de contratação do arquiteto para montagem do projeto e decisão da compra de máquinas e equipamentos.
A ampliação está voltada para a realização de projetos especiais, a nova estratégia da empresa. Segundo o presidente da empresa, Ricardo Rodrigues, não há pretensão de alcançarem a liderança em algum setor específico, mas ser referência na geração de soluções dedicadas onde elas forem necessárias. "Nosso foco é desenvolver produtos com maior valor agregado e que alcancem um vínculo forte com o cliente para desenvolvimento de soluções conjuntas onde quer que surjam as oportunidades", disse o presidente à Manufatura em Foco.
A linha de Componentes Pneumáticos da Norgren serve para os mais diferentes setores industriais, aplicações para a linha automotiva (“on-board”), aplicações no setor ferroviário, setor de impressão e embalagem, setor têxtil, setor médico, setor de alimentos, bebidas, mineração e metalurgia.
A empresa registrou um crescimento de 20% nos últimos quatro anos e pretende manter a taxa por pelo menos mais quatro anos. Entre as apostas dos setores em que esperam gerar o maior crescimento estão o setor ferroviário e o de energia. Para atingir a meta de crescimento a Norgren também irá expandir sua rede de distribuição, especialmente nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.
Apesar do foco em projetos especiais a entrega de produtos de prateleira também receberá investimentos. Até o final deste ano a empresa inicia o serviço "Norgren Express" para tornar o processamento de pedidos e envios de mercadoria mais ágil, com mais pessoas dedicadas a esta atividade.
A realização de grandes eventos como a Copa do Mundo e os jogos olímpicos, amplia sobremaneira a demanda por transporte público, além da área automotiva, ligada a produção de automóveis, que, em longo prazo, deve seguir em ritmo de crescimento, além da chegada de novas montadoras, que necessitarão nacionalizar parte de sua produção. Esses fatos com certeza irão incentivar a demanda por produtos pneumáticos e a intensão da empresa é estar devidamente preparada para tais movimentos.
A Norgren mantém uma equipe especializada no desenvolvimento de soluções alternativas que podem promover grandes saltos em produtividade com investimentos muito acessíveis. Tanto o desenvolvimento de novos produtos quanto o aperfeiçoamento de processos de fabricação abrem espaço para a aplicação de elementos e componentes pneumáticos, que podem reduzir a interferência humana e otimizar o desempenho ou o ritmo da produção horária.
Muitos gargalos de produção ou picos em custos de manufatura podem alcançar soluções bem mais vantajosas por meio da pneumática, por isso é recomendável sempre que uma situação restritiva surgir, discutir o assunto com algum especialista. Muito do crescimento da Norgren se deve a esta expertise, entender a necessidade do cliente e propor soluções alternativas.
A empresa norte-americana iniciou suas atividades no Brasil em 1975, produzindo e comercializando principalmente a sua consagrada linha de produtos para tratamento de ar comprimido. Com aquisição de novas empresas (Herion, KIP, Buschjost, Syron entre outras) a linha de produtos foi ampliada, visando oferecer aos clientes uma completa família de produtos para automação. Com estas ações a Norgren posicionou-se como um dos maiores fabricantes de componentes pneumáticos para automação industrial e de processos.
A empresa foi fundada em 1925 pelo por Carl Norgren, no Colorado, EUA. Começou produzindo conexões de mangueiras e teve uma evolução rápida expandindo tanto sua linha de produtos quanto suas atividades em outros países, não só por meio de distribuidores, quanto por intermédio de fábricas próprias. Atualmente, a empresa encontra-se entre os maiores fabricantes de componentes pneumáticos do mundo. Destaca-se no mercado como fornecedora de soluções customizadas conforme as necessidades específicas dos segmentos de mercado em que atua.
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Entrevista com Dr. Christof Bönsch do KOMET Group Holding
Produto levou três anos da concepção e testes à chegada ao mercado
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa