Notícias
Uma ferramenta giratória passa por um metal, fazendo sua remoção parecer um trabalho em material macio e maleável. Esta é a sensação que se tem ao ver uma operação de fresamento, trabalho que consiste em retirar o material em excesso da superfície de uma peça para dar a forma e acabamento necessário.
Esta remoção é feita pela combinação de dois movimentos realizados ao mesmo tempo: a rotação da ferramenta e o avanço da peça. No fresamento, o processo de corte é intermitente e o cavaco possui uma espessura variável. A cada revolução da ferramenta, os seus gumes retiram uma certa quantidade de material da peça.
Geralmente, as fresas são providas de vários gumes dispostos ao redor de seu eixo de rotação. O fresamento é largamente utilizado na usinagem, já que pela diversidade e flexibilidade das ferramentas e máquinas a sua aplicação acaba se tornando bastante variada.
As fresadoras podem ser horizontal, vertical (de acordo com a posição do mandril porta fresa) ou horizontal, usada para usinagem de peças pesadas por possuir um suporte mais rígido. Já as fresas podem ser de passo pequeno, para trabalhos com aço duro, passo médio, usadas para aço macio, e passo grande, para metais leves em geral. As fresas ainda variam de acordo com suas navalhas, que podem ser paralelas ou helicoidais, e pelo seu formato - cilíndricas, forma de disco, de topo ou de forma.
O vídeo abaixo mostra o processo de fresamento:
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Com seis tipos de formas diferentes, cada uma possui uma função específica
Podem ser inteiriça, calçada ou com dentes substituíveis, cada uma com características próprias
Devido à alta produtividade o fresamento frontal deve ser utilizado sempre que possível
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa