Notícias
Fotos: Divulgação
Por Carlos Eduardo Paladino Alvino*
Relato nossa experiência com executivos de grandes empresas, que estavam com as caixas postais atoladas em 2001, no auge da fase de spam livre e desimpedido. Eles nos contrataram para oferecer soluções éticas ao caso do spam, precisavam de fato responder eticamente a todos os seus e-mails e chamadas, e, ao mesmo tempo, afastar eficazmente os e-mails ou chamadas indesejadas, sem usar um sistema de filtros automáticos, que poderia rejeitar e-mails ou chamadas esperadas junto com a massa de spams. Outro requisito era manter o compromisso com a verdade e a polidez na resposta.
Começamos a fazer experimentos e testes. Não poderíamos utilizar nenhum sistema antispam, então decidimos desencorajar os spammers com respostas adequadas. Fizemos vários experimentos e testes e veja o que descobrimos para a nossa surpresa:
Ativamos a “mensagem automática de caixa postal (ou de ausência)” nos e-mails e celulares. E colocamos uma mensagem padrão de resposta, mas não é qualquer mensagem que se escreva ou grave que afasta spammers. Precisa ser uma mensagem verdadeira, clara, séria e acima de tudo ética e real, de fato precisa se sentir e desejar o que se escreveu. As respostas listadas abaixo foram as que obtiveram melhores resultados:
Mensagem leve e verdadeira, racional e objetiva
“Grato pelo seu e-mail, (ou chamada), estou em um projeto que está demandando demais de meu tempo, eu recebi, e vou ler (ou ouvir) e responder tão logo possa.”
Mensagens radicais e cardíacas, também verdadeiras, e éticas
“Responderei em breve. E desde já estou à disposição para oferecer-lhe apoio, se achar pertinente.”
“No momento estou engajado na solução de uma questão que está demandando tempo. Preciso apoio nesse tema ____, desde já obrigado!”
“Eu estou doente e conto com a sua compreensão responderei tão logo possa, agradeço antecipadamente a sua solidariedade!”
“Agradeço a solidariedade com meu momento difícil, graças ao seu apoio foi mais fácil superar essa fase. Conte sempre comigo!”
Essas mensagens-respostas, desde que verdadeiras, foram as mais eficazes. Em menos de 2 dias todos os spams, haviam desaparecido como que por mágica dos e-mails! E mais que isso, todas as pessoas que apenas escreviam ou chamavam para atrapalhar o dia-a-dia com assuntos inúteis, também sumiram.
Um efeito colateral mais interessante ainda da segunda opção de mensagem: não foram só os spammers que sumiram, mas sumiram também todos os aproveitadores e pessoas de má índole e má fé e isso inclui os “pishings” de bandidos, de golpistas verdadeiros e dos aproveitadores e oportunistas de ocasião.
Na nossa vida, há dias em que pedimos auxilio, outros dias em que oferecemos e em outros estamos apenas pedindo ou oferecendo solidariedade, porém em nenhuma dessas vezes nossos pedidos são respondidos pelos interlocutores não-éticos, não-solidários. Demonstrar essa intenção fez com que eles desaparecessem, seja do e-mail, do microblog, do messenger e até do celular. Todas as pessoas indesejadas e spammers somem de uma vez.
Isso talvez mereça uma tese de estudos sociais.
Abraço Forte e Bons Negócios!
Sobre o autor
Carlos Eduardo Paladino Alvino, é autor, africanista, palestrante, empresário, executivo internacional e ativista da caridade pessoal, tem atendido e apoiado milhares de pessoas em dificuldades com serviços prestados à comunidade de idosos, doentes terminais, em estado de coma, e crianças carentes portadores de Asperger e Autismo Funcional, na região de São Paulo nos últimos 32 anos. Foi instrutor e organizador de cursos espiritualistas e de motivação por mais de 20 anos no Centro Espírita Bezerra de Menezes no Parque Klabin em SP. É também especialista em tecnologia de comunicação digital e wireless e é autor de 30 livros nas áreas de Eletrônica, Cibernética, Celular Wireless e Atendimento ao Cliente, Vendas e Marketing, e também na área de bem estar, com livros publicados sobre Alquimia Moderna, Bem-Estar, Mitologia Africana, Autismo Funcional, Comunicação Multiversal, e Técnicas Binaurais.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa