por Nara Lyon    |   30/06/2015

Como se comportar virtualmente sem se comprometer

Um e-mail pode dizer muito sobre nós, por isso, é necessário ter muita atenção aos mínimos detalhes.

Não há dúvidas que o mundo mudou. Com o advento das novas tecnologias, o surgimento do celular, do computador e da internet, isso se torna cada vez mais claro, principalmente no que diz respeito ao comportamento das pessoas. Foram inúmeras transformações que abrangeram não só o lado pessoal, como também o profissional. Poderíamos dizer que as mudanças foram tão radicais que até nossos dias estão mais curtos e nossa privacidade e distância inexistem nos dias atuais. Mesmo assim, difícil imaginar passarmos horas ou dias sem ela, seria o caos, principalmente para o mundo corporativo.

Mais de 60% dos brasileiros conectados na web têm menos de 40 anos e apenas 8% têm mais de 55. O Brasil é o segundo país no ranking de usuários do Facebook, onde cada um tem, em média, 220 amigos. Neste quesito, os brasileiros estão à frente dos argentinos e mexicanos juntos, em consumo de tempo nas redes sociais. E no mundo corporativo não é diferente, já que o e-mail é indiscutivelmente a ferramenta mais utilizada no universo profissional.

Diante destes dados surgiu a necessidade de criar algumas regras (Netiqueta) de boas maneiras para os usuários, de forma que não comprometa o trabalho e a construção e preservação da boa imagem profissional e pessoal. Já testemunhamos diversos casos de funcionários que foram demitidos pelo comportamento errôneo nas redes sociais ou nos e-mails.

Alguns pontos são essenciais em um ambiente de trabalho. A linguagem de um e-mail diz mais de nós do que imaginamos, por isso, é necessário ser claro e objetivo, estando sempre atento para não passar a ideia de frieza e distanciamento. Vale lembrar que a nossa mensagem estará sendo interpretada por outra pessoa e que aos seus olhos isso pode tender à arrogância.

Lembre-se também que e-mails são como documentos: poderão ser impressos, encaminhados e copiados, e, portanto, disseminados com muita velocidade em pouco tempo. É necessário ter responsabilidade com o conteúdo, não utilizar caixa alta, que podem ser entendidas como gritaria, responder a todos em um prazo máximo de 24h e evitar expressões em outro idioma, salvo termos técnicos utilizados em determinadas áreas de atuação.


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Também é de bom tom, se enviar o e-mail para mais de uma pessoa, colocando-o os demais em cópia oculta, pois assim mantém a privacidade do endereço da pessoa; jamais deixar a linha “Assunto” em branco, pois denota descaso e nenhum profissionalismo; reler sempre antes de enviar para observar erros de ortografia e concordância, pois isto revela o nível intelectual de quem escreve; incluir assinatura e dados para contato, e por fim, se despedir com a formalidade correspondente ao tratamento inicial dado, por exemplo:

Prezado Sr. ............Atenciosamente

Prezado Sr. João........Obrigada

Olá João.................Abraços (por extenso)

Uma outra observação importante e que muitos costumam adotar é abreviar a expressão “Atenciosamente”. O recomendável é não abreviar e sim escrever por extenso, pois demonstra atenção, elegância, respeito e importância ao que foi escrito anteriormente e principalmente ao seu interlocutor. A não ser que seja imprescindível, deve-se adotar a forma correta, que não é e nunca será “Att.” e sim “At.te”. “Att.” é abreviação da palavra inglesa "Attention" que significa atenção em português, mesmo que A/C (ao cuidado de).

Como diz o ditado, “todo cuidado é pouco”, principalmente em se tratando de postura profissional dentro de uma empresa ou na vida como um todo. Estes são aprendizados que devemos levar não somente para o lado profissional, mas também para o pessoal, inserindo-os no dia a dia, no tratamento e na educação dentro da sociedade.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Nara Lyon

Especialista e Consultora de Imagem para Desenvolvimento de Carreira pela USA Membership AICI (Association of Imagem Consultants International). Image Consulting e Fashion Designer pelo Fashion Institutte of Technology (New York).