Lula chama brasileiros para batalha por biocombustíveis

Figura: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva "convocou" todos os brasileiros para o que classificou de uma "batalha" contra lobbys em países desenvolvidos que são desfavoráveis aos biocombustíveis. Para Lula, esses lobbys, por mais poderosos que sejam, não serão capazes de deter a produção desses derivados.

"Trata-se de uma extraordinária oportunidade. Mas para aproveitá-la, precisamos nos preparar. Temos de enfrentar preconceitos arraigados e lobbys poderosíssimos nos países desenvolvidos. Eles só serão vencidos com o intenso debate público, com a crescente organização dos mercados e com estímulo à participação de outras economias em desenvolvimento", disse ele, durante lançamento da nova política industrial.

Lula destacou que o mundo assiste ao "o começo do fim do crescimento global puxado pela demanda do consumidor norte-americano". "Cresce, em contrapartida, a importância das maiores economias dos países em desenvolvimento. Há indicações de que esses países serão responsáveis por metade da taxa de crescimento da economia mundial num futuro próximo".