Açúcar alimenta bateria biodegradável

Célula de combustível movida a açúcar pode durar até quatro vezes mais.

Fonte: G1 - 27/03/2007 
 
Imagine poder recarregar a bateria do celular utilizando apenas água com açúcar. A mistura normalmente aplicada para acalmar as pessoas pode, no futuro, ser uma fonte de energia limpa para telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos. Pesquisadores da Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bateria de celular que funciona virtualmente com qualquer fonte de açúcar e dura três ou quatro vezes mais do que as baterias convencionais de lítio.

O novo equipamento, que também é biodegradável, pode eventualmente substituir as baterias de lítio em muitos eletrônicos portáteis, como notebooks. Os pesquisadores anunciaram a novidade na reunião anual da Sociedade Americana de Química, realizada em Chicago.

Como outras células de combustível, a bateria possui enzimas que convertem a fonte de energia, neste caso o açúcar, em eletricidade, descartando água como principal bioproduto. Até agora, o melhor resultado foi obtido com açúcar comum dissolvido em água. Ao contrário de outras técnicas, todos os materiais utilizados para construir a bateria movida a açúcar são biodegradáveis.

“Esse estudo mostra que combustíveis renováveis podem ser diretamente empregados em baterias, levando a tecnologias mais eficientes que aquelas baseadas em metais”, diz a líder do estudo, Shelley Minteer. “Ele mostra que, ao ligar biologia e química, podemos construir baterias melhores e mais limpas para o meio-ambiente.”

Os consumidores não serão os únicos a se beneficiar, o setor militar está interessado na tecnologia para situações de emergência nas quais o acesso a eletricidade é restrito. Os equipamentos poderão ser recarregados instantaneamente ao adicionar qualquer fonte conveniente de açúcar, incluindo plantas, e a pesquisadora acredita que a bateria pode estar no mercado entre três e cinco anos.