Foto: Divulgação
Há cem anos Henry Ford iniciava a revolução sobre rodas ao colocar o Modelo T no mercado. Para comemorar o 100º aniversário do carro, que foi eleito em 1999, por um júri de 133 jornalistas, como o "Carro do Século", a Ford realizará vários eventos durante o ano. O primeiro ocorreu neste final de semana com o Concurso de Elegância de Amélia Island, nos Estados Unidos.
Nesta oportunidade os fordinhos, originais e muito conservados, foram a atração, numa exposição vista por cerca de 20 mil espectadores.
O primeiro Modelo T foi produzido no dia 1º de outubro de 1908. Ele foi um marco por se tratar do primeiro automóvel de baixo preço e produção em massa, com a disposição de peças para reposição. Ele tinha motor de quatro cilindros, de 20 hp, pesava 540 kg e atingia a velocidade máxima de 72km/h, com consumo de 5,5 a 9 quilômetros com um litro de gasolina.
Até 27 de maio de 1927 foram produzidos 15 milhões de unidades. Neste dia a Ford decretou oficialmente o fim da produção do carro que Henry Ford chamava de "carro universal".
Estão programados dois grandes eventos para os próximos meses nos Estados Unidos. Dia 20 de abril, o Modelo T estará exposto no encontro "Fords Fabulosos para Sempre", na Califórnia. De 21 a 26 de julho haverá a "Festa T 2008", promovida pelo Clube do Ford Modelo T da América, no estado de Indiana.
Devem participar cerca de mil unidades do Modelo T. Ate agora já estão inscritos mais de 700 carros de vários países como Inglaterra, Noruega, Austrália e Nova Zelândia, além dos Estados Unidos.