Triângulo Mineiro recebe investimento de R$ 1 bi com instalação de empresa de bioenergia

Instalação da planta da Prata Bioenergia está prevista para janeiro de 2026, com início das operações em 2028

Foi lançada no início de agosto, em Minas Gerais, a pedra fundamental da empresa Prata Bioenergia, na cidade do Prata, no Triângulo Mineiro. Com investimento previsto de mais de R$ 1 bilhão, a expectativa é de geração de 1,8 mil empregos diretos até o início das operações, em 2028. 
 
O objetivo da Prata Bioenergia é implantar uma indústria processadora de cana-de-açúcar para produção de açúcar, etanol, bioenergia e levedura, além de produzir soja e amendoim na região. A instalação da planta está prevista para janeiro de 2026.

Negociação

A Prata Bioenergia solicitou apoio da Invest Minas nas negociações das áreas de abrangência para plantio de cana e no licenciamento ambiental. Também contou com o suporte da agência nas conversas com a Cemig e no acompanhamento do processo de licenciamento junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
 
“A Invest Minas trabalhou para contribuir e facilitar a escolha de Prata pela companhia dos setores de agronegócio e sucroenergético. Conseguimos apoiar a empresa em suas necessidades, e agora quem vai colher os frutos é o povo mineiro”, garantiu o diretor-presidente da agência, João Paulo Braga.
 
“Acreditamos no potencial do agronegócio como propulsor do desenvolvimento econômico e social. Prata receberá uma indústria moderna, tecnológica e inclusiva, produzindo alimento e energia com sustentabilidade e responsabilidade social”, afirmou o empreendedor da Prata Bioenergia, Florencio Queiroz Neto.
 
 
*Imagem de capa: Depositphotos.com