Nippon Steel compra U.S Steel e cria a segunda maior siderúrgica do mundo

O acordo fechado com a U.S Steel foi de US$ 14 bilhões e a capacidade de produção de aço está estimada em 100 milhões de toneladas por ano

A gigante Nippon Steel fechou um acordo para adquirir a U.S Steel por US$ 14 bilhões, em dezembro. Com isso, a companhia irá criar a segunda maior siderúrgica do mundo. De acordo com a Exame, a U.S. Steel recebeu diversas ofertas, inclusive, de concorrentes como Cleveland-Cliffs e ArcelorMittal.

A aquisição será feita totalmente em dinheiro e a estimativa da transação, que ainda depende da validação dos órgãos regulatórios, será finalizada em março de 2024. Além disso, U.S  Steel irá manter sua marca e sua sede, que fica em  Pittsburgh, na Pensilvânia. Ainda segundo a publicação, a Nippon irá manter todos os contratos firmados entre a U.S. Steel e o United Steelworkers, sindicato local. 

Para David B. Burritt, presidente da U.S. Steel, a convergência entre as duas empresas cria uma “verdadeira siderúrgica global, que combina inovação e capacidade de atender às demandas dos clientes". A capacidade de produção de aço da companhia agora está estimada em 100 milhões de toneladas por ano.

*Imagem de capa: Depositphotos