Grupo Stellantis investe R$ 8,5 bilhões em motores de baixa emissão em MG

O aporte é destinado à criação de novos produtos e sistemas, principalmente com foco no desenvolvimento de tecnologias híbridas e elétricas de propulsão

Em um encontro na Itália, a Stellantis, proprietária da Fiat e de outras marcas automotivas, anunciou o investimento de R$ 8,5 bilhões no complexo de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com foco na criação de novos produtos e sistemas de propulsão híbrida e elétrica. O objetivo principal é reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e descarbonizar a produção.

A empresa planeja desenvolver tecnologias que combinam motores térmicos flexfuel com propulsão elétrica, conhecida como programa Bio-Electro. Essas inovações devem resultar na produção de veículos híbridos a etanol e elétricos em Betim a partir de 2024.

O governador Romeu Zema destacou a importância desse investimento para Minas Gerais, ressaltando que a combinação de motores elétricos com etanol permite uma transição energética mais suave, com benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a economia.

Esse investimento bilionário reflete o compromisso da Stellantis em apoiar a transição energética e alinhar-se com as diretrizes de descarbonização do estado de Minas Gerais, que busca liderar a corrida para reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

*Com informações da Agência Minas