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Mais do que vender produtos e serviços, as empresas precisam melhorar a experiência do cliente para mantê-lo por perto e tornar seu negócio mais conhecido e relevante no mercado.
Quando falamos em vendas mais complexas, como equipamentos mais robustos, as estratégias exigem um grau de responsabilidade muito maior na hora de fechar negócio. Nessas horas, o cliente precisa sentir segurança e acolhimento por parte da empresa. Afinal, após contrato assinado, o relacionamento não precisa, necessariamente, ter um ponto final.
Uma das etapas que potencializa a satisfação do cliente, mas que na maioria das vezes é negligenciada pelas marcas, é o pós-venda. Foi na mudança do modelo de gestão que a SomaFlux, empresa especializada em vendas de equipamentos e serviços em compressores de ar, bombas de vácuo e sopradores, entendeu a importância dessa fase para aprimorar o relacionamento entre o cliente e a marca.
É com a expansão dessa etapa que a empresa prevê crescimento de 30% para os próximos dois anos.
“Identificamos uma grande oportunidade em fortalecer o sistema de pós-vendas, o qual garantimos uma ‘constância’ na qualidade e performance de nossos produtos como também um aumento em nosso faturamento, o qual assevera o crescimento da organização. O pós-venda para nós fideliza o nosso cliente, leva confiabilidade e transmite segurança para quem contrata os nossos serviços”, afirma Osvaldo Calegari, gerente técnico comercial da empresa.
Uma das maneiras encontradas pela SomaFlux para ofertar uma experiência mais completa manter um relacionamento duradouro com seus clientes é oferecendo manutenções periódicas para segurança e aumento de vida dos equipamentos, além de pacotes personalizados.
"A manutenção preventiva e corretiva, que inclui mão de obra, troca de filtros, óleo lubrificante, balanceamento, substituição de componentes de desgaste e testes de performance, é fundamental para manter o bom funcionamento dos equipamentos. Nestes casos, obter acesso ao histórico de uso do equipamento, através de um serviço customizado, pode fazer a diferenl para evitar reparos insuficientes ou excessivos em qualquer equipamento”, reforça o gerente.
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Para acompanhar de perto a performance das máquinas das empresas, a SomaFlux faz um controle robusto conduzido pelas equipes de planejamento e pós-vendas, que avaliam cada cenário e contatam o cliente com as opções adequadas para cada situação.
Contudo, Calegari lembra que, assim como um relacionamento entre casal para dar certo necessita que as partes estejam em comum acordo, no pós-venda é preciso que o cliente esteja disposto a receber a assistência para manter a saúde do negócio em dia.
Ele destaca como exemplo uma empresa catarinense que teve um prejuízo milionário por falta de manutenção de equipamento. “A empresa trabalha com soprador ligado 24 horas para manter vivas as bactérias que auxiliam no trabalho de descontaminação da água. A ausência dessa “aeração” resulta na morte dos microrganismos, trazendo um prejuízo enorme. Foi o que aconteceu, pois o cliente não entendia como primordial a manutenção regular de seus equipamentos”, relembra.
Após a perda financeira, a primeira decisão tomada pelo cliente foi fechar contrato de pós-venda com a SomaFlux para garantir a confiabilidade dos seus equipamentos e evitar riscos que possam ocasionar problemas nos equipamentos. “Além disso, conquistamos novos clientes indicados pela empresa. Isso amplia nosso portfólio e demonstra que estamos no caminho certo”, encerra.
Imagem de capa: Depositphotos
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