Dexco inicia projetos pilotos com startups para solucionar desafios

Em processo, a companhia selecionou as dez startups que irão executar projetos piloto com o objetivo de endereçar dez desafios.

A Dexco, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Durafloor e Castelatto, acaba de dar início à etapa piloto do seu programa de inovação aberta, o Open Dexco, que visa potencializar a integração da empresa com o ecossistema de inovação no mercado. A companhia selecionou as dez startups que irão executar projetos piloto com o objetivo de endereçar dez desafios que buscam otimizar e renovar os processos operacionais e de negócios já existentes na empresa.

As startups selecionadas já passaram pelas etapas de apresentação de suas propostas e imersão com equipes internas da Dexco para co-criar as propostas piloto. Agora, a Dexco irá executar os projetos em parceria com as empresas para validar a atratividade e a aderência das soluções. Esse processo irá durar três meses e, ao final do período, a companhia avaliará os resultados e deliberará pela implementação das soluções. Caso essas soluções se provem funcionais, será avaliada a contratação das startups como fornecedoras ou parceiras estratégicas.

Conheça as startups escolhidas e os respectivos desafios:

  • Ledcorp - Rastrear produtos do segmento de louças ao longo do seu processo produtivo.
  • AMPLA Intelligence - Definir a posição e configuração otimizada de peças de louça a serem enfornadas de forma padrão.
  • HarboR Informática Industrial - Inspeção automatizada e classificação de peças para identificar defeitos e anormalidades, segundo padrões de qualidade.
  • Ubots - Atendimento a clientes e fornecedores para suporte tributário e fiscal.
  • Shooju - Captura de dados de clientes e de mercado de forma automatizada, dinâmica e abrangente.
  • Nortegubisian - Aumentar a eficiência no processo de requisição ao pagamento para proporcionar melhores experiências aos fornecedores parceiros e usuários.
  • 1WorldSync - Possibilitar o acesso rápido e fácil a conteúdos de comunicação de forma segura e democratizada.
  • CUBi Energia - Gerenciar energia, permitindo avaliar estratégias de redução de consumo e otimização energética.
  • PixForce - Automação da inspeção visual de nossos equipamentos em locais de difícil acesso.
  • Spectral - Inspeção da conformidade nas diversas etapas do processo produtivo de painéis de madeira.

Inovação

Segundo Daniel Franco, diretor de Tecnologia, Desenvolvimento de Negócios e Inovação da Dexco, o programa Open Dexco proporciona a empresa explorar novos conceitos rapidamente. “A parceria com startups permite que a gente mergulhe na inovação de forma mais ágil, reduzindo riscos e tempo para provar conceitos. Isso porque o desenvolvimento de soluções inovadoras em startups é muito mais rápido do que dentro de uma grande empresa.”


Continua depois da publicidade


Lançado em março deste ano, o Open Dexco é uma iniciativa desenvolvida em parceria com a consultoria de inovação corporativa, Innoscience. Em sua 1ª edição, recebeu aproximadamente 300 inscrições de startups interessadas em apresentar soluções para os desafios expostos pela Dexco. O programa traz desafios nas frentes de marketing, comercial e engenharia, focado nas jornadas estratégicas da companhia – consumidor, eficiência e gente.

Imagem de capa: Depositphotos.com