Sandvik Mining and Rock Solutions reduz quase 70% no tempo gasto em aquisição de ferramentas com o CribWise

Para acompanhar o ritmo da digitalização industrial, a planta com o estado da arte em Produção, Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Sandvik Mining and Rock Solutions (SMR), em Tampere, Finlândia recorreu ao CribWise para gerenciamento total do estoque e logística de ferramentas. Desde então, a parceria reduziu 68% do tempo gasto na aquisição de ferramentas, zerou o tempo ocioso de máquina e cortou mais de 10% nos custos com ferramentas e estoque de equipamentos.

“A digitalização é uma parte essencial da produção e da cadeia de suprimentos hoje em dia, você precisa de muito mais agilidade, um fluxo contínuo entre as diferentes operações. A utilização de nossas máquinas precisa ser alta”, disse Jani Savinainen, gerente da cadeia de suprimentos da Sandvik Mining and Rock Solutions.

O sistema de gestão de ferramentas CribWise pode ser usado com ou sem armários eletrônicos e fornece visibilidade total e contínua sobre os estoques de itens consumíveis e retornáveis.

Vesa Metsähonkala, especialista em métodos de planejamento de fabricação da SMR diz que os maiores benefícios são os excelentes relatórios. “É simples e rápido e, assim, temos certeza de que há itens disponíveis para retirar”, comentou.

Com uma instalação de 12 armários eletrônicos, estrategicamente localizados no ponto de uso de duas células-chave de usinagem, a SMR melhorou a precisão do estoque e reduziu o tempo necessário para os operadores procurarem as ferramentas.

“O estoque controlado pelo CribWise está localizado de forma que todos os operadores tenham um fácil acesso e para que tudo seja encontrado em um só lugar. No meu trabalho diário, retiro ferramentas para as minhas tarefas diárias e também abasteço os locais de estoque com ferramentas novas como brocas, insertos e outros tipos de ferramentas. Eu apenas coloco as ferramentas no lugar que o sistema mostra para mim e registro a tarefa concluída”, disse Marita Rinne, operadora da SMR. “É simples assim”.


Continua depois da publicidade


A CribWise também automatizou os pedidos de compra e serviço para garantir que os níveis de estoque nunca fiquem muito baixos.

“Na SMR, em Tampere, foi muito importante para nós ter os operadores envolvidos na decisão de qual tipo de armário eletrônico selecionar. Nós os envolvemos nos estágios iniciais para criar uma lista de produtos diferentes, com quantidades e tamanhos diferentes, para serem armazenados nos equipamentos”, disse Joakim Johansson, Head da CribWise.

Os resultados iniciais mostram uma redução de 68% no tempo gasto na aquisição de ferramentas. A CribWise também garantiu uma alta utilização das máquinas, com 0 tempo de inatividade desde que a fábrica começou a usá-la. Até o momento, a SMR reduziu os custos de estoque de ferramentas e equipamentos em mais de 10%.

“Tem funcionado e normalmente quando você não ouve nenhuma notícia, isso significa que tudo está indo bem. Normalmente, eu consulto o sistema uma vez por semana. Ele garante o tempo de atividade de nossas máquinas. É fácil de usar para os operadores. Você tem uma transparência clara do consumo de suas ferramentas e conseguimos reduzir os níveis de estoque de alguns itens. O sistema CribWise é a combinação perfeita para as nossas necessidades”, finalizou Savinainen.

Assista ao vídeo (em inglês) do caso de sucesso da parceria entre a Sandvik Mining and Rock Solutions e a CribWise.

*Especial para AdeptMec