TOMRA celebra 10º aniversário de atividade no mercado brasileiro com os olhos para o futuro

A TOMRA Recycling, fabricante de sistemas de seleção baseados em sensores, está celebrando esse ano o 10º aniversário no mercado brasileiro. A data celebra as muitas conquistas obtidas no mercado brasileiro, que permitiu a abertura do mercado local, no entanto o objetivo passa por olhar para o futuro e continuar crescendo no mercado com as tecnologias da TOMRA em mais plantas de reciclagem. 

Para Carina Arita, Diretora Comercial da TOMRA Recycling Brasil, “são 10 anos realmente de um desenvolvimento de mercado completamente novo, período de divulgação das soluções e eficiências possíveis com as tecnologias de ponta para a Triagem e Seleção de Recicláveis baseada em sensores que a TOMRA desenvolve”. 

Carina Arita recorda os tempos quando a TOMRA Recycling chegou pela primeira vez ao mercado brasileiro. “Quando iniciamos muitos nunca tinham ouvido e muitos se surpreendiam com o que a nossa tecnologia é capaz, nós fizemos um grande trabalho com os diversos envolvidos no nosso segmento e hoje já vemos o conceito sendo mais amplamente conhecido e discutido. Os projetos também foram evoluindo de soluções bem simples para mais completas e mais complexas”, comentou.

10 anos depois

Dez anos depois da chegada, a TOMRA Recycling já se instalou totalmente no mercado brasileiro e é hoje um key-player no mercado nacional. Prova disso são as máquinas já instaladas e em operação nas plantas. “Nós realmente mergulhamos na realidade Brasileira, seja nas questões sociais, econômias e culturais e desenvolvemos para o mercado brasileiro soluções que consideram as tecnologias mais avançadas como a seleção baseadas em sensores combinadas com processos manuais importantes completando um ao outro, visando o equilibrio entre eles e a eficiência que o segmento necessita”, explica a responsável da TOMRA. 

Dentro do portfólio da TOMRA, no Brasil as máquinas mais vendidas estão totalmente identificadas: o AUTOSORT® para a seleção de garrafas e embalagens recicláveis como PET, PEAD, PP, PVC, garrafa acartonada de bebida, papel, papelão e todos os tipos de plásticos, o AUTOSORT® FLAKE e INNOSORT FLAKE para a purificação de flakes de plásticos (PET e PO) durante o processo da reciclagem. No Brasil, marcamos presença em 25 plantas que realizam valorização de materiais recicláveis ou instalações que efetivamente realizam a reciclagem dos plásticos


Continua depois da publicidade


Com um mercado cada vez mais exigente, a demanda interna e externa procura cada vez mais a qualidade e a pureza, e é isso que a TOMRA tem para oferecer, de forma a posicionar os nossos clientes com uma qualidade superior. "Além da nossa atuação direta, temos um papel consultivo importante e somos sempre procurados por aqueles que buscam entender a percepção holística das questões relacionadas aos resíduos, seja por associações de indústrias que utilizam o plástico buscando a visão macro do mercado de resíduos, seja a situação inversa, bem como muitos desenvolvendo o olhar da Economia Circular, observando de forma completa as etapas de toda a cadeia. Muitos buscando parcerias e realmente se envolvendo para promover resultados consistentes de valorização dos materiais descartados que devem retornar para a cadeia reduzindo impactos e reduzindo a pegada de carbono", destaca Carina Arita.

Próximos 10 anos com o objetivo muito definido 

A filial brasileira da TOMRA Recycling destaca-se pela forte presença que tem no mercado, mas acima de tudo pelo papel preponderante que tem nos clientes e nos seus potenciais. A responsável da filial brasileira explica que “enquanto os nossos concorrentes trabalham com agentes/representantes comerciais, a TOMRA conta com toda a infraestrutura de atendimento, desde etapa conceitual, projeto, venda e pós venda com especialistas técnicos experientes e peças de reposição, que facilita muito o dia a dias dos nossos clientes, dado que conseguimos mitigar rapidamente qualquer problema”. 

Para os próximos 10 anos o objetivo está bem definido. Para Carina Arita, “considerando o potencial do mercado brasileiro, daqui a 10 anos a filial brasileira tem possibilidade de estar entre os 5 maiores mercados da TOMRA mundialmente”. 

“Nosso principal objetivo é fornecer soluções de seleção baseada em sensores com tecnologia de ponta atualizada, eficiente e adequada para o mercado brasileiro promovendo a valorização dos recursos naturais contidos em materiais recicláveis e portanto gerando novos ciclos de vida para os materiais, mantendo-os produtivos e evitando novas extrações. Para isso, a visão de curto prazo é que continuaremos atuando ativamente para demonstrar para o mercado soluções possíveis e adequadas, analisando benefícios e impacto para a sociedade e as empresas, a fim de impulsionar o mercado brasileiro para que ele efetivamente cresça de acordo com o seu potencial. E a médio e longo prazo vamos investir e trabalhar com a ambição de líderar a revolução de recursos naturais, criando e fornecendo soluções baseadas em sensores para otimizar a produtividade dos recursos, desde obtenção, uso, gestão, recuperação, reciclagem e revitalização deles”, conclui Carina Arita.

Novo Diretor para as Américas

E para reforçar ainda mais o papel preponderante da TOMRA Recycling, foi nomeado recentemente um novo Diretor para as Américas, que vai trabalha em estreita colaboração com a filial brasileira para ajudar a atingir os objetivos propostos.

Ty Rhoad foi anunciado como o novo Diretor Regional para as Américas, substituindo Carlos Manchado Atienza. Oferecendo significativa experiência em operações e vendas, Rhoad liderará as equipes comercial, serviços e gerenciamento de projetos na América do Sul e do Norte. Ele também se envolverá em atividades de desenvolvimento de negócios para as soluções de seleção ótica da empresa, ajudando os clientes a atingir as metas de pureza e produtividade, oferecendo soluções personalizadas em vários setores, incluindo resíduos, plásticos e metais.

Seu histórico na indústria de resíduos inclui trabalhar com ONM Environmental Products and Services - uma empresa líder em produtos, sistemas e serviços de qualidade do ar industrial - e Rehrig Pacific Company - a líder da indústria em contentores de resíduos e reciclagem e soluções de cadeia de abastecimento. Enquanto estava na Rehrig, ele se destacou em vendas e, mais recentemente, liderou a equipe comercial da empresa na América do Norte como diretor comercial. A missão de Rhoad na TOMRA é ajudar a aprimorar as capacidades e a estrutura geral do sistema de reciclagem atual.

“Ao longo dos anos, desenvolvi uma paixão pela reciclagem e pelo negócio. O que torna esse setor tão especial são os contatos que vão além das relações empresariais para as amizades. A TOMRA está na vanguarda da economia circular trabalhando para fechar o ciclo e vejo um enorme potencial de crescimento para nossas tecnologias de seleção líderes do setor nas Américas ”, disse Rhoad. “Nossa equipe comercial oferece ampla seleção de tecnologia de seleção e experiência em aplicações, o que permite à TOMRA fazer parceria com os clientes do início ao fim com o objetivo de atingir as metas de pureza e capacidade de processamento. Apoiando os clientes além da venda, nossa equipe de serviço trabalha diretamente com os clientes para garantir que os equipamentos estejam funcionando com eficiência otimizada".