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A Schneider Electric, líder na transformação digital de gerenciamento e automação de energia, lançou o Projeto Carbono Zero. Sob a nova iniciativa, a empresa fará parceria com seus mil principais fornecedores — que representam 70% das emissões de carbono da companhia — para reduzir pela metade as emissões de CO2 de suas operações até 2025. A iniciativa faz parte das metas de sustentabilidade da Schneider para 2021-2025 e é um passo concreto no sentido de limitar o aumento das temperaturas médias globais a 1,5°C ou menos até 2100, conforme previsto no Acordo de Paris.
No programa, a Schneider fornecerá ferramentas e recursos aos participantes para ajudá-los a definir e atingir as próprias metas de redução de carbono. Primeiramente, os fornecedores serão incentivados a quantificar suas emissões de CO2 usando as ferramentas digitais da empresa. Então, utilizarão esses dados para definir metas e estratégias de redução de emissões. Eles também trabalharão para atingir seus objetivos por meio de iniciativas de descarbonização, como eficiência energética ou energias renováveis. O Projeto Carbono Zero permitirá o intercâmbio de melhores práticas com colegas e parceiros para acessar outras soluções inovadoras para a descarbonização.
O programa será apoiado pela divisão de Serviços de Energia e de Sustentabilidade da Schneider, que já fez parceria em iniciativas semelhantes de descarbonização da cadeia de suprimentos com seus clientes corporativos, incluindo Walmart, GSK e a Sustainable Apparel Coalition global.
“Os desafios impostos pelas mudanças climáticas são algo que precisamos enfrentar juntos urgentemente”, diz Olivier Blum, Chief Strategy and Sustainability officer da Schneider Electric. “A Schneider visa reduzir as emissões de escopo 3 em 35% até 2030, mas não podemos fazer essa jornada sozinhos e incentivamos os fornecedores a se juntar a nós, pois são parte essencial do nosso ecossistema. Oferecemos compartilhar nosso conhecimento e experiência com eles sobre como podem descarbonizar suas operações, aproveitando nossa gama de serviços de consultoria em sustentabilidade e EcoStruxure digital ou outras soluções de terceiros.”
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Para muitas organizações, reduzir as emissões da cadeia de abastecimento pode ser um dos aspectos mais desafiadores da descarbonização, mas também uma das prioridades mais importantes, uma vez que a maioria das emissões organizacionais pode ser encontrada na categoria do escopo 3 (que inclui todas as outras emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor de uma empresa).
“Estamos reduzindo ativamente a pegada de carbono da nossa cadeia de suprimentos. Com o uso de nossa plataforma EcoStruxure, conseguimos reduzir o consumo de energia em nossas fábricas e centros de distribuição em mais de 10% a cada 3 anos nos últimos 12 anos. Atualmente, operamos 30 locais com emissão zero e mais de 120 serão adicionados à lista nos próximos 5 anos”, diz Mourad Tamoud, chief Supply Chain officer da Schneider Electric. “Toda a nossa rede de fornecedores é responsável por emissões de mais de 7 milhões de toneladas de CO2 por ano, e precisamos que eles tenham um papel ativo, em parceria conosco, se quisermos fazer uma redução significativa em nossa pegada de carbono.”
No início deste ano, a Schneider Electric foi reconhecida pela Corporate Knights como a empresa mais sustentável do mundo. O ranking é resultado de mais de 15 anos de trabalho da empresa para refinar e evoluir sua estratégia de sustentabilidade. A Schneider também foi reconhecida como líder em gestão de energia como a #1 Energy Service Company (Esco) e em energia renovável como a primeira vencedora do Clean Energy Trailblazer do RE100, em 2020.
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