Grupo Açotubo aposta no mercado de energia solar fotovoltaica em parceria com a espanhola STI Norland

CEO da multinacional, Javier Reclusa Etayo, visitou a sede da Açotubo para firmar o acordo de fornecimento de partes de um equipamento chamado tracker.

Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o mercado de energia solar no Brasil recebeu investimentos que somaram R$ 40 bilhões nos últimos 8 anos. O cenário tem atraído empresas estrangeiras como a espanhola STI Norland, uma referência no setor e que acaba de firmar um contrato com o Grupo Açotubo, um dos maiores distribuidores de produtos siderúrgicos da América Latina.

O acordo prevê o fornecimento de partes de um equipamento chamado tracker (conjunto soldado), compondo a parte metálica ou de estrutura do aparelho. Para fechar o negócio, o CEO da empresa espanhola, Javier Reclusa Etayo, visitou a sede da Açotubo, em Guarulhos, onde conheceu as instalações e estrutura do Grupo Açotubo em reunião com o CEO, Bruno Bassi, e o gerente geral das Divisões Industriais, Fernando Del Roy, para firmar a empresa como uma das dez fornecedoras da STI Norland no país.

“Foi muito bom conhecer melhor as instalações da Açotubo, pois na STI Norland prezamos muito pela qualidade de nossos serviços e produtos, o que inclui também nossos fornecedores. Essa parceria vem num momento de alta demanda por novos projetos e acredito que será bastante estratégica”, comenta Javier Reclusa, CEO da STI Norland Brasil.

A unidade de negócio responsável pela produção das peças é a de Soluções Integradas, que, para atender melhor o novo cliente, aumentou sua capacidade fabril com a aquisição de um equipamento de dobra (prensa), máquinas de solda e uma máquina de corte a laser (chapas). Além de transferir seu parque fabril para uma área de 5 mil m².

“Dois pontos foram fundamentais para que a STI Norland firmasse um acordo com a Açotubo. O primeiro foi encontrar um parceiro grande e confiável. O outro foi ter a certeza de uma boa musculatura financeira para sustentar o atendimento, em especial durante o período de pandemia,” ressalta Denis Lisboa, gerente comercial do Grupo Açotubo da unidade de negócio Soluções Integradas.