Empresas que apoiam a diversidade têm aumento de 30% nos lucros, diz pesquisa

Pesquisa da PwC revelou que 76% das empresas brasileiras estão investindo mais em diversidade.

O Brasil, é o 7º país do mundo com mais desigualdade social, segundo a pesquisa desenvolvida pela ONU (Organizações das Nações Unidas). Diante deste dado, as empresas iniciaram um movimento para promover a diversidade no seu quadro de colaboradores. Setenta e seis por cento dos gestores das empresas, ouvidos pela PwC, em 2019, afirmaram que os investimentos em diversidade e inclusão se tornaram prioridade.

Segundo estudo divulgado pela DDI, empresa de análise e pesquisa, e a Ernst & Young (EY), empresas que apostam na diversidade no seu quadro de funcionários tem um aumento de 30% no lucro. Outro estudo, desenvolvido pela revista Forbes diz que a diversidade nas empresas é um dos principais impulsionadores da criação de um ambiente inovador. Trata- se de um componente-chave para promover o crescimento de uma companhia.

"Todos os estudos e pesquisas apontam para muitos benefícios quando temos uma equipe diversificada. Principalmente na identificação e na criatividade. Gerando empatia o público final. Aqui, na Godiva, acreditamos que a diversidade nos faz conquistar campanhas cada vez melhores e elas impactam a vida das pessoas de uma forma positiva", disse Leandro Rampazzo, CEO da Godiva propaganda.

A Godiva Propaganda possui 70% do quadro com mulheres, entre 20 e 70 anos. Além de optarem por processos seletivos igualitários valorizando a diversidade com a inclusão de pessoas de diferentes origens, crenças, etnias, classes sociais, entre outras diferenças, no ambiente empresarial.

Pensando nisso, Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, preparou 4 motivos para as empresas incluírem a diversidade no seu quadro de funcionários:

  1. Diminuição da rotatividade: A diversidade promove uma melhor integração, os colaboradores se sentem mais seguros e acolhidos. Isso contribui para um sistema de cooperação e eleva o senso de pertencimento. Quando há muita exclusão na equipe, devido às dificuldades de convivência, o ambiente de trabalho fica pesado e é comum acontecerem desligamentos da empresa.
  2. Aumento da criatividade no ambiente: Os colaboradores sentem que têm mais liberdade para ter autenticidade e genuinidade no trabalho. Esse fator contribui para que haja mais originalidade na produção. Além disso, o ambiente diversificado propicia condições para que novas idéias circulem entre os membros do time. Os profissionais ficam mais engajados e criativos, prontos para liberarem os seus potenciais. Aqui na Godiva Propaganda, o fator criatividade nas campanhas é muito importante. Conseguimos promover a representatividade nas campanhas. O que gera engajamento com o público final que o cliente deseja atingir.
  3. Melhora no employer branding: O employer branding é como sua empresa é vista, uma empresa com mais diversidade mostra que tem uma postura de responsabilidade com a sociedade. Hoje cada vez mais os consumidores procuram marcas que sejam engajadas com causas sociais e compromisso ético.
  4. Qualidade de vida na empresa: Trabalhar em um lugar feliz tem ficado muito em voga nos últimos anos, o pensamento começou com as startups, e a cada dia mais é disseminado. A diversidade nas organizações contribui para que a equipe alcance resultados mais positivos. Isso acontece porque o ambiente de trabalho é cooperativo, estimulante e acolhedor. Assim, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados para realizarem suas atividades. Colaborando para melhores resultados.

Tópicos: