Notícias
A Covid está causando uma revolução astronômica na vida de todo mundo, mas algumas lições estão sendo aprendidas.
A pandemia causada pela Covid está consumindo a energia, o astral e a segurança de todo mundo. Como é um evento de proporções astronômicas, as consequências só serão medidas e avaliadas corretamente através da história. Estamos perdendo interações, vantagem competitiva, aprendizado, empregos, oportunidades, a vida está no modo pause e estas perdas afetam a saúde emocional, física e financeira de todo mundo. Vamos pagar esta conta no futuro, a história dirá quanto e como. O #fiqueemcasa é uma medida de segurança, mas depois de tanto tempo, é um instrução difícil de cumprir com serenidade, é um fardo!
Por outro lado, justamente por ficarmos em casa, estamos criamos hábitos diferentes: o comércio eletrônico explodiu; os serviços de delivery nunca trabalharam tanto; aprendemos a comprar de outros fornecedores privilegiando o comércio do bairro, fizemos refeições mais saudáveis – leia-se cozinhamos mais; nos tornamos mais conscientes e conservadores com nossos gastos – até flertamos com o minimalismo; reciclamos mais e durante esta jornada de isolamento, conhecemos melhor nossos vizinhos e vivenciamos 24 horas a dinâmica familiar – com vantagens e desvantagens, como tudo nesta vida, de toda a forma, foram muitas lições aprendidas
Neste contexto, as mulheres desempenham um papel estratégico e exaustivo – gerenciam sua “home” como se fosse um “office” com toda a estrutura necessária, cuidando da agenda familiar, das crianças e seus deveres, do marido, da saúde e do bem-estar de todo mundo na casa. Pesquisa do IBGE em 2018 já constatava que as mulheres dedicam 73% a mais do seu tempo com os afazares domésticos do que os homens. Ser multitarefa às vezes é um carma.
As mulheres são responsáveis por mais de 80% das compras do lar, e esta proporção deve ter aumentado durante o pandemia, mas o que estamos consumindo e como isto vai repercutir após o final deste ciclo?
Continua depois da publicidade |
Alex Kirk, Diretora de Marketing B2B da Baazar Voice, consultoria americana que produz conteúdo e pesquisas sobre o comportamento do consumidor, afirma que pesquisa realizada entre 5.000 mulheres usuárias da plataforma Influenster, detectou os seguintes dados
Que possamos sair desta pandemia saudáveis, fortalecidos e felizes, e que as lições aprendidas superem os impactos emocionais!
Abraços
Gladis
Gostou? Então compartilhe:
Gladis Costa é profissional da área de Comunicação e Marketing, com vivência em empresas globais de TI. É fundadora do maior grupo de Mulheres de Negócios do LinkedIn Brasil, que conta com mais de 6200 profissionais. Escreve regularmente sobre gestão, consumo, comportamento e marketing. É formada em Letras, e tem pós graduação em Jornalismo, Comunicação Social e MBA pela PUC São Paulo. É autora do livro "O Homem que Entendia as Mulheres", publicado pela All Print.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa