Ciser faz parcerias com startups em busca de mais inovação

A Ciser, maior fabricante de fixadores (porcas e parafusos) da América Latina, aderiu ao Programa Nacional Conexão Startup Indústria, ligado à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério da Economia para alavancar soluções e experimentar novas metodologias e processos e também sensibilizar e capacitar empreendedores sobre a importância das conexões e aperfeiçoar o ecossistema de inovação. O edital Startup Indústria 4.0 premia com até R$ 80 mil cada startup que firmar conexão com uma grande empresa. 

Neste contexto, a Ciser quer ampliar as conexões com startups e outras empresas de tecnologia. Primeira indústria do setor a incorporar a inovação em sua cultura como estratégia de crescimento, em 2007, e com área dedicada ao tema desde 2008, a Ciser planeja consolidar, neste ano, a plataforma de inovação aberta Ciser + inovação. 

É um passo além do prêmio de inovação tecnológica que a companhia lançou em 2008, com o objetivo de reconhecer os melhores projetos apresentados por estudantes universitários e de escolas técnicas. Ao mesmo tempo, a startup tem oportunidade de validar sua solução no ambiente da grande indústria e receber mentoria. Recentemente, a Ciser formalizou duas conexões, uma com a catarinense Cheap2Ship, que atua com soluções logísticas, e a segunda com a mineira InspEasy, que entrega uma solução alinhada aos conceitos de indústria 4.0 para gestão preditiva da manutenção de máquinas.

 Um primeiro evento de relacionamento, no modelo conhecido por “demoday”, reuniu dez startups selecionadas pela aceleradora Spin para se apresentar aos gestores da companhia. Está nos planos ao menos um segundo encontro do gênero, além de intensificar o relacionamento com aceleradoras, outras grandes empresas, órgãos de fomento e universidades, compartilhando desafios voltados à inovação.


Continua depois da publicidade


 A equipe já enumerou 11 frentes em que deseja estimular startups a propor soluções, como a implementação de “robôs colaborativos” para embalagem e paletização, e o reaproveitamento de energias dissipadas nos processos de produção. 

 A Ciser tem capacidade produtiva de 6 mil toneladas/mês e portfólio de 27 mil produtos agrupados em 436 linhas, para atender a 20 mil clientes em mais de 20 países. Aproximadamente 1.400 trabalhadores estão divididos entre as unidades de Araquari e Sarzedo/MG. As instalações se completam com o centro de distribuição e o centro administrativo, situados em Joinville. A companhia completou 60 anos em 2019.


Tópicos: