Comitiva de empresários visita a China em busca de novidades para o setor metal mecânico

Empresários da Serra Gaúcha visitam a China em busca de inovações e diferenciais competitivos para impulsionar o setor metal mecânico.

Dos dias 10 a 22 de março de 2019, donos, diretores e gerentes de empresas do setor metal mecânico de Caxias e região, São Paulo e Minas Gerais, encontraram-se em visita à China para atualização tecnológica e aproximação com diversas empresas chinesas de referência mundial.

A visita é resultado de um projeto idealizado por Cristian Pavan, diretor da Eurostec – empresa importadora e distribuidora de máquinas de usinagem, laser e injeção de plásticos, com matriz situada em Caxias do Sul –, com um objetivo claro: combater o retrocesso local e dar novos rumos ao mercado, com inovação para competir.

Comitiva de empresários em visita à China em busca de novidades para o setor metal mecânico
Comitiva de empresários em visita à China em busca de novidades para o setor metal mecânico

A busca por entender o processo chinês que evoluiu significativamente em relação à Serra Gaúcha, referência nacional em metal mecânica no Brasil, mostra a preocupação dos empresários em trazer inovação e atualização para a região.

“Ao longo dos últimos anos, o nosso setor metal mecânico tem sofrido diversas baixas por variados motivos: crise econômica, aumento da concorrência deste segmento com outros polos (principalmente Joinville), parque tecnológico defasado e concorrência chinesa. Isso fez Caxias do Sul perder muito da sua influência e representatividade no setor de ferramentarias e matrizarias no Brasil, visto que as feiras tradicionais do segmento ou evaporaram ou reduziram-se significativamente. ”, comenta Cristian Pavan.


Continua depois da publicidade


Com 12 participantes, sendo a maioria empresários e diretores de empresas de Caxias do Sul, a comitiva buscou um novo olhar para o setor, oportunizando mudanças efetivas com atitudes e novas ideias transformadoras, com foco evolutivo para a cidade e trazendo benefícios para a região.

Legenda: Participantes da comitiva de empresários e diretores de empresas em visita à China
Participantes da comitiva de empresários e diretores de empresas em visita à China

A Eurostec, responsável pela organização e concretização deste intercâmbio, relata que já possui uma lista de espera com mais de 20 pessoas para uma próxima visita.

“Iniciamos uma aproximação com as maiores matrizarias e ferramentarias na China, pois já morei lá. Nosso objetivo é entrar onde ninguém, do nosso segmento e da nossa região, está acostumado a entrar. Uma viagem para intercâmbio de informações e, principalmente, para que os nossos clientes daqui consigam enxergar o porquê do “milagre chinês” neste segmento. Eles possuem foco diferente, ideias diferentes e muita determinação, além de humildade.”, complementa o diretor da Eurostec.

A ação marca o primeiro passo de um grupo de empresários que busca motivar o setor e reaquecer o mercado com novas atitudes, valorizando o conhecimento e novas práticas competitivas! Ganham todos: consumidores, empresários e, principalmente, a economia local.