TechAl projeta digitalizar o parque fabril até o final de 2019

A empresa acaba de adquirir um software da Yaskawa Motoman para simular (offline) toda sua linha de produção, inclusive instalou a quinta linha com dois robôs da marca da multinacional japonesa, operando em conjunto em uma única célula

A cada ano que passa, o Verão parece ser cada vez mais intenso, impulsionando a indústria e também as vendas de produtos que possam proporcionar mais conforto, principalmente para quem reside em um País tropical. Nesse cenário, a TechAl Indústria e Comércio, fabricante de conjunto tubulares de alumínio para sistema de refrigeração automotiva, dá um passo significativo ao completar 15 anos de atuação no mercado, preparando-se para digitalizar seu parque fabril até o final deste ano.

A empresa, que iniciou suas atividades em 2004, no município de São José dos Campos – SP, hoje soma 15 robôs na produção, sendo 11 da Yaskawa Motoman aplicados para manipulação de materiais. “Hoje os robôs são humanizados e não tiram o espaço do trabalhador, pelo contrário, defendem posições do colaborador, oferecendo os requisitos exigidos pelo mercado, como produtividade, eficiência e qualidade,” enfatiza Eduardo Piloto, diretor da empresa. Já em meados dos anos 90, o executivo, que trabalhava em uma companhia italiana, havia percebido um movimento mundial rumo à robotização. Crente de que este deveria ser o caminho traçado para a TechAl, Piloto buscou uma empresa que apostasse em sua capacidade empreendedora, e encontrou na Yaskawa Motoman, a parceria perfeita, atendendo às suas reais necessidades.

A TechAl possui capacidade de atender aos mercados interno e externo.  A empresa exporta para Argentina e está em tratativas para exportar para a Alemanha, no segundo semestre. No passado, também já exportou para Estados Unidos, Índia, China. “Devido ser uma empresa de pequeno porte, só para se ter ideia, em 2010, do projeto à instalação do primeiro robô da Yaskawa Motoman, mesmo envolvendo uma companhia italiana e um fornecedor local, ocorreu em menos de dois meses”, destaca.

O diretor recorda-se que, naquela ocasião, a TechAl operava em três turnos, empregando nove pessoas por célula. “Atualmente, devido à robotização, aumentamos o número de células para um total de 11, concebidas automatizadas. Temos 100 colaboradores (três por célula) trabalhando junto aos robôs e permanecemos com os três turnos para melhor atender o mercado”, diz ele, reforçando que a robotização foi só o primeiro passo da TechAl que, hoje , produz peças com homem-robô trabalhando lado a lado, sempre com a mesma eficiência e qualidade, sendo este o principal diferencial da célula automatizada. Segundo o diretor, a automatização favorece não só a expansão dos negócios da empresa - graças à rentabilidade e qualidade das peças produzidas -, como também contribui para a manutenção de postos de trabalho.


Continua depois da publicidade


De acordo com Piloto o próximo passo é digitalizar a TechAl à exemplo do que vem ocorrendo nos segmentos automotivo, linha branca e telefonia. Para tanto, acaba de adquirir um software de Yaskawa Motoman, através do qual é possível simular (offline) toda a linha de produção, e inclusive acabou de instalar mais uma linha com dois robôs da marca da multinacional japonesa, operando em conjunto em uma única célula. “Até o final de 2019, teremos todas nossas máquinas digitalizadas”, adianta Piloto que, sempre de olho no futuro, une esforços com a prefeitura da cidade para a implantar robôs colaborativos em escolas da região. “Precisamos formar mão de obra especializada para atender as necessidades da indústria 4.0”, sentencia.

Sobre a TechAl Indústria e Comércio de Conjuntos Tubulares Líder no Brasil e na América do Sul em desenvolvimento e fabricação de conjuntos tubulares de alumínio para sistema de refrigeração automotivo, a TechAl é uma empresa nacional com 15 anos de atividade. A empresa projetou suas células de produção com máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado), de origem italiana, integradas a robôs. Focada na trilha da indústria 4.0, a TechAl oferece aos clientes suporte para desenvolvimento de produtos e assistência técnica com uma equipe multidisciplinar.

Sobre a Yaskawa Motoman do Brasil - Empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs, a unidade brasileira tem sede no município de Diadema, estado de São Paulo e atende todo o território nacional e América do Sul. Além de garantir a instalação eficiente dos sistemas, a equipe da Yaskawa Motoman Brasil está qualificada para auxiliar na escolha e definição dos robôs adequados para a necessidade dos processos industriais. A empresa oferece assistência técnica, de modo assegurar a produção ininterrupta das linhas produtivas. Entre os segmentos industriais atendidos, destacam-se: automobilístico, autopeças, linha branca, alimentício e farmacêutico.