Continental finaliza aquisição da Kathrein Automotive

Expertise de desenvolvimento recém-adquirida vai consolidar a posição da empresa no mercado crescente de antenas automotivas

A empresa de tecnologia Continental anunciou hoje a finalização da aquisição da Kathrein AutomotiveGmbH depois de as autoridades antitruste terem aprovado oficialmente a transação. Incorporar a divisão automotiva de antena com sede em Rosenheim à empresa de tecnologia de satélite Kathrein é um avanço que dará à Continental um importante segmento que agregará à sua expertise. As antenas inteligentes de veículo são o ponto de partida para os conceitos de conectividade do futuro no interior do carro e além.

As possíveis aplicações variam de chaves de acesso remoto e aplicativos de navegação a soluções de telemática. Um veículo conectado pode conter mais de 22 antenas instaladas. Com o suporte da Kathrein Automotive, a Continental pode oferecer um portfólio diversificado, de uma antena de haste a um Módulo Inteligente de Antena. As principais funções do Módulo Inteligente de Antena incluem a integração de diversas tecnologias V2x, como a solução global híbrida 5G V2X, que permite uma comunicação via rede de celular com uma transferência de dados rápida, confiável e direta. A Continental recebeu recentemente seu primeiro projeto de cliente para essa plataforma híbrida 5G.

"Fico muito feliz de ter toda o pessoal da Kathrein Automotive no conselho. Os mais de 1.000 colaboradores que ganhamos são um compartilhamento valioso de experiência e expertise no campo da conectividade automotiva," disse Johann Hiebl, head das unidades de negócio Body & Security and Infotainment & Connectivity da Continental. Com a compra da Kathrein Automotive, a Continental vai aprofundar o nível de cooperação entre equipes de várias divisões de P&D. "Tomaremos decisões imediatas para trabalhar ainda mais no avanço do desenvolvimento das soluções de conectividade de alta performance para a mobilidade inteligente," afirma Hiebl.

A Continental está incorporando todos os colaboradores da Kathrein Automotive e todas as oito localizações no Brasil, China, Alemanha, México, Portugal e Estados Unidos. As duas partes concordaram em não divulgar o preço da compra.


Continua depois da publicidade


Previsões promissoras do mercado para antenas de veículos

A decisão da Continental em adquirir uma fabricante especialista em sistemas automotivos de transmissão e recepção colocou-a na melhor posição para suprir o mercado de antenas de veículos. As previsões de analistas, como da Radiant Insights, indicam que esse mercado vai crescer 6,5% ao ano a partir deste ano até 2022. A incorporação da expertise da Kathrein também constitui um desenvolvimento sistemático do que já foi provado ser uma parceria de desenvolvimento de sucesso.

A Continental e a Kathrein já criaram juntas duas soluções de conectividade para o mercado: o Módulo Inteligente de Antena e o Terminal de Dispositivo Inteligente multifuncional. O Módulo Inteligente de Antena substitui as antenas únicas que estão espalhadas pelo veículo combinando-as e as peças eletrônicas subjacentes em um módulo de hardware. Isso não só organiza a fiação e reduz o espaço de instalação, como também melhora a qualidade do sinal. Além disso, o Terminal de Dispositivo Inteligente multifuncional permite que o motorista integre seu estilo de vida digital ao veículo, conectando de maneira fácil e abrangente os dispositivos móveis com o carro.

Expertise compartilhada para melhorar o desenvolvimento do Módulo Inteligente de Antena

O compartilhamento da expertise de desenvolvimento e defabricação é o fator motivador para a inovação que a Continental está buscando, especialmente considerando o desempenho positivo do mercado de antenas de veículos. Johann Hiebl destacou o quão importante é o processo atual de otimização e ampliação das soluções existentes. "Não estamos relaxados, aproveitando nosso sucesso de hoje. Muito pelo contrário.Na verdade, estamos desenvolvendo continuamente o Módulo Inteligente de Antena."

Duas inovações que a Continental revelou recentemente na CES de Las Vegas foram o design ultrafino e o desempenho melhorado da última geração do Módulo Inteligente de Antena. O design novo e espaçoso da tecnologia é baseado em um método desenvolvido pela Kathrein para integrar as estruturas da antena em uma placa de circuito impresso no módulo.

Esse método deixa obsoleto o design anterior de barbatana de tubarão - uma vantagem clara quando o assunto é o melhor uso do espaço de instalação. A última versão do Módulo Inteligente de Antena também ganha pontos em performance. Tem funcionalidade 5G e entrada/saída múltipla 4x4, permitindo a transferência de dados simultânea por meio de canais múltiplos de transmissão e recepção. Isso significa que o módulo oferece o máximo de taxas de dados e distância para todos os serviços sem fio.