As exportações brasileiras de minério de ferro para a China em novembro subiram 2%

O índice é referente ao mês de novembro, comparando com o mesmo período em 2017, chegando à uma marca total de 19,91 mil toneladas. Os laços comerciais entre o Brasil e países asiáticos ficarão mais estreitados em 2019

As exportações brasileiras de minério de ferro para a China em novembro totalizaram 19,91 milhões de toneladas, um aumento de 2% em relação ao ano anterior, mostraram dados do Ministério do Comércio e do Desenvolvimento. A China respondeu por 59% dos 33,96 milhões de toneladas do total exportado pelo Brasil em novembro.

O valor de vendas dos embarques para a China foi de US $ 995 milhões FOB, um aumento de 24% em relação a novembro de 2017, quando o preço médio aumentou para US $ 49,93 / mt FOB, de US $ 40,84 / mt FOB.

A Malásia recebeu o segundo maior volume de exportações, com 2,34 milhões de toneladas, um aumento de 60%, enquanto o valor de vendas subiu 85%, para US $ 114 milhões.

Ironia ou não, boa parte das exportações destinadas a industria naval da China e Malásia são para construir embarcações que futuramente, retornarão para o Brasil para produzir em ativos de petróleo no país devido as novas regras de conteúdo local e as sobre taxas de serviços impostas aqui.

Brasil também é o maior fornecedor de petróleo bruto para a China

Remessas de petróleo do Brasil para as refinarias independentes da China aumentaram 81,4% no mês para 1,21 milhão de toneladas em Agosto. Oito empresas na China, incluindo a trader Taifeng Hairun, importaram no mesmo mês petróleo bruto brasileiro dos campos de Lula, Iracema e Sapinhoa.

Apesar de ter acontecido um pequeno atrito comercial entre o governo chinês e algumas declarações do então presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro em outubro, tudo voltou a sua normalidade. Até mesmo japoneses estiveram semana passada no Porto do Açú para avaliar o complexo portuário e avaliar futuros negócios de importação.


Tópicos: