GREE fornecerá sistemas HVAC para 2ª fase de belo monte

Soluções completas e integradas de design nos sistemas de HVAC e equipamentos de ar-condicionado industrial equiparão estações de conversão da hidrelétrica

A Gree do Brasil venceu o projeto para fornecer os equipamentos de ar condicionado, aquecimento e ventilação para a 2ª fase da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A empresa fornecerá uma solução completa de HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioner) para todas as estações de conversão de energia do projeto, utilizando condicionadores de ar centrais especiais desenvolvidos especialmente pela empresa, com tecnologia própria.

O projeto de transmissão de energia de tensão extra-alta terá capacidade de transmissão de 4 milhões de quilowatts em uma extensão total de 2.518 km.

Para satisfazer os rigorosos requisitos de segurança, estabilidade e alta eficiência energética do projeto, a Gree montou uma equipe especial e participou não só do desenvolvimento de equipamentos prontamente aplicáveis, mas também do projeto de engenharia integrada dos equipamentos de HVAC e dos sistemas de proteção contra incêndio, de distribuição de energia e de controle do grupo durante o processo. Além disso, desenvolveu um sistema completo de fluxo contínuo de ar e água, com sistemas de condicionamento de ar separados e independentes para a sala de válvulas e o edifício de controle.

O projeto inclui um chiller resfriado a ar do tipo parafuso especial de alta eficiência e unidades especiais de tratamento de ar, que têm não só longa vida útil, mas também apresentam alto desempenho contra corrosão e são à prova de tremores. A capacidade total de refrigeração chega a 2.000 RT.

“Não importa o quão duro seja o ambiente de uso e a capacidade exigida em um projeto, a Gree pode fornecer sua autossuficiência. Para isso, desenvolvemos tecnologias e produtos para atender às demandas exigidas”, afirma Wang Weizhen, Vice-Diretor da Gree do Brasil.

No Brasil, não é a primeira vez que a Gree Commercial Air Conditioner vence uma licitação para um projeto industrial de ar condicionado. Entre as licitações vencidas estão projetos como o Centro de Emergência do Estado de Espírito Santo, projetos da XCMG Brasil, a Escola Aristocrática do Rio Grande do Sul e a usina termolétrica Pampa Sul. A fábrica da Gree em Manaus começou a produzir condicionadores de ar em 2001. É a primeira fábrica de aparelhos de ar-condicionado de uma empresa chinesa construída no exterior.


Continua depois da publicidade


Informações corporativas

A Gree Electric Appliances é a maior empresa de ar-condicionado do mundo, destacando-se em pesquisa e desenvolvimento de produtos, vendas e serviços. Foi incluída, em 2017, na lista das “2.000 maiores empresas do mundo” da revista Forbes, posicionando-se em 364° lugar no ranking geral e em 1º lugar na indústria global de condicionadores de ar. De cada três aparelhos de ar condicionado fabricados no mundo, uma unidade é produzida pela Gree. A companhia mantém-se na liderança nas vendas de ar condicionado na China há 20 anos consecutivamente, e há 10 anos no mercado global, com mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo. A empresa tem capacidade de produção de 60 milhões de unidades ao ano. Possui 10 mil pesquisadores e conta com um total de 40 mil patentes e 15 mil patentes de invenções.


Tópicos: