Produção chinesa de aço bate recorde de abril

A China produziu volume recorde de aço em abril, alimentando preocupações sobre o produção em excesso, mesmo que o governo dizendo que as metas de cortes para este ano já foram cumpridas.

As siderúrgicas chinesas produziram 72,8 milhões de toneladas em abril, alta de 4,9 por cento, segundo os dados do Serviço Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) desta segunda-feira, acima do recorde de março, de 72 milhões de toneladas, com as usinas do país se apressando para lucrar com a alta dos preços, com a demanda estável.

Em nota após a divulgação dos dados, um porta-voz da NBS disse que o país já atingiu 63,4 por cento da sua meta de redução de aço e 46 por cento dos cortes de carvão.

O aumento da produção de aço mostra o desafio do governo, que quer reduzir a capacidade de aço de baixa qualidade em 50 milhões de toneladas este ano, além das 65 milhões já removidas em 2016. O governo está focando em vergalhões, usados especialmente em construções.

"Diante de lucros maiores, as siderúrgicas estão aumentando sua capacidade com o uso de minério de ferro de alta qualidade e desenvolvendo o uso de sucata de aço", disse o analista da Galaxy Futures, Bai Jing.

Segundo os dados da NBS, nos primeiros quatro meses a produção somou 273,9 milhões de toneladas, alta de 4,6 por cento sobre mesmo período do ano anterior.


Tópicos: