Safilo faz armações de óculos para grandes marcas em tempo recorde usando tecnologia de impressão 3D Stratasys

Stratasys, empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, anuncia que a Safilo, segunda maior fabricante de óculos do mundo, está utilizando a impressora 3D Stratasys J750, multimateriais e multicores para produzir armações fotorrealistas 60% mais rápido do que fazia com os métodos de prototipagem tradicionais.

Segundo Daniel Tomasin, coordenador de Amostras de Produtos da Safilo, a adoção da impressora Stratasys J750 transformou o processo de prototipagem de óculos, reduzindo o tempo para projetar os protótipos das armações de 15 horas – com usinagem CNC e acabamento manual - para apenas três horas. Esta velocidade acelerada combinada com a capacidade de produzir superfícies ultrassuaves ricas em detalhes e em cores diversificadas possibilita que a Safilo produza rapidamente modelos atraentes para uma série de marcas, desde produtos de alto luxo conhecidas, como Dior, Hugo Boss, Max Mara e Jimmy Choo, até marcas da própria Safilo, como Safilo, Carrera e Polaroid.

"Com a nossa impressora 3D Stratasys J750, podemos criar designs e protótipos em questão de horas. Além do mais, usando a grande bandeja do equipamento, podemos produzir diversas variações das armações no mesmo trabalho de impressão, o que ajuda a reduzir os custos de desenvolvimento de novos produtos, ao mesmo tempo em que estimula as iniciativas mais criativas", afirma Tomasin.

Resposta mais rápida às tendências do Mercado

De acordo com David Iarossi, diretor associado da Safilo para Grifes de Óculos Criativas, como Carrera, Givenchy e Havaianas, a capacidade de fazer protótipos com as mesmas cores e texturas dos produtos acabados impressos em 3D é um instrumento estratégico para a Safilo responder rapidamente às tendências do mercado.

"Este é o início de uma nova era para os designers. Graças à capacidade da Stratasys J750 de combinar uma gama quase infinita de cores marcantes com diferentes níveis de transparência, podemos produzir uma série completamente diferente de armações. Isso nos permite aperfeiçoar vários projetos já no início, o que possibilita que façamos lançamentos de óculos de última moda em tempo hábil para mantermos uma boa vantagem competitiva”, destaca Iarossi. Para ele, a impressão 3D da Stratasys é fantástica porque os protótipos de armações superam a qualidade dos produzidos manualmente, além de evitarem que a Safilo precise se preocupar com a preparação de tintas.


Continua depois da publicidade


"A Safilo é um excelente exemplo de como a tecnologia de impressão 3D da Stratasys J750 está agregando valor inquestionável aos clientes. Seu diferencial está na combinação de opções de 360 mil cores com materiais com propriedades múltiplas e acabamentos de superfície ultrassuave, que propicia a produção de protótipos em uma única tiragem. Isso significa que as empresas podem agora lançar mais rápido produtos inovadores no mercado. Como se pode imaginar, em muitas indústrias, incluindo a de moda, a velocidade de inovação é a chave do sucesso e este é o caso da combinação perfeita dos objetivos da Safilo com a oferta da Stratasys”, explica Giuseppe Cilia, gerente de Vendas da Stratasys na Itália.