Emprego industrial fica estável em abril, mas folha de pagamento sobe

Emprego industrial fica estável em abril, mas folha de pagamento sobe

O nível de emprego ficou estável na indústria brasileira entre março e abril, na série com ajustes sazonais. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ante abril de 2012, contudo, houve queda, de 0,5%, no total do pessoal ocupado assalariado na indústria, marcando o 19º resultado negativo nesse tipo de comparação. No acumulado do ano, o indicador recuou 0,9% e, em 12 meses, cedeu 1,3%.
 
O levantamento trouxe ainda que o número de horas pagas na indústria aumentou 1% em abril em relação a março, descontando-se os efeitos sazonais. Na comparação com igual mês de 2012, as horas pagas avançaram 0,1%. No acumulado do ano, houve queda, de 1,3%. Em 12 meses, o recuo foi de 1,8%.
 
O IBGE mostrou também que o valor da folha de pagamento real aumentou 0,2% de março para abril, já descontando os efeitos sazonais. Em relação a abril de 2012, a alta correspondeu a 2,6%; no acumulado do ano, o indicador avançou 2%. Em 12 meses, a elevação registrada foi de 3,6%. 
 

Tópicos: