por
Gabriela Pederneiras | 13/08/2020
Notícias
Além das novas tecnologias, profissionais devem também se preocupar em aprimorar suas habilidades em comunicação, trabalho em grupo e outras..
Em um mercado dinâmico, se reinventar é palavra-chave. As empresas, em seu dia a dia, exigem dos formados em engenharia muito mais do que os conhecimentos aprendidos na faculdade. Isso porque as novas tecnologias aparecem de forma constante, exigindo que esses profissionais estejam habituados, por exemplo, com operacionalização e gestão por meio de aplicativos, softwares e robôs.
Além do conhecimento técnico, os engenheiros ainda precisam ter habilidades de gestão de processos, eliminação de riscos, otimização da cadeia produtiva, aplicação dos conceitos da indústria 4.0, entre outros. Assim, podem assumir cargos mais estratégicos, sugerir adequação a técnicas mais modernas de produção, implementação de novas ferramentas, utilização de materiais inovadores e melhorar a forma como a indústria entrega seus produtos, sempre de modo mais otimizado, rápido e econômico.
O comportamento e a forma como a pessoa se comporta perante o trabalho também são fatores que precisam estar em constante evolução. Hoje, o mercado olha muito para as chamadas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais que facilitam o trabalho em equipe e eficiência.
De acordo com um estudo da Indeed, referência de pesquisa com base no banco de dados de anúncios de vagas de emprego, as oito soft skills mais procuradas em engenheiros são:
Para se tornar um engenheiro completo de acordo com as necessidades do mercado, portanto, é preciso estar sempre se atualizando. Confira as sete universidades federais que, de acordo com o Ministério da Educação, apresentam os melhores programas de engenharia - graduação e especialização:
Além dos programas tradicionais de engenharia, existem cursos técnicos e especializantes que ensinam habilidades pontuais aos engenheiros. No ramo das novas tecnologias, por exemplo, existem muitas plataformas que oferecem cursos completos, veja algumas:
Continua depois da publicidade |
Edx - a plataforma é uma parceria de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e oferece cursos nas áreas de Data Science, programação, blockchain, Internet das Coisas, entre outros. Nesse caso, as aulas são gratuitas mas se paga para emitir um certificado;
Udemy - renomado site de cursos onlines oferece aulas sobre machine learning, data science, big data, entre outros.
Saindo do campo das plataformas online, o Senai, apresenta diferentes cursos para quem quer se especializar nessa área. A instituição oferece especialização em forma de cursos técnicos e pós-graduações. Além de estar sempre em consonância com as tendências de mercado, os cursos também abrangem as soft skills.
Gostou? Então compartilhe:
Últimas notícias
Expansão industrial deve gerar mais de 400 empregos e reforça o compromisso com inovação tecnológica na região
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa