Medium_3e2436b
Guilherme Alfredo Kastner    |   19/04/2018   |   Projeto Descomplicado   |  

Touchpad – Onde a magia acontece no Windows 10

Senhores,

Quando comecei a usar o Windows, na versão 3.11, no longínquo ano de 1994, a grande novidade era o uso de um mouse. Antes de usar computadores com o Windows, eu usei os computadores com o LOGO e basicamente necessitava programar com uma linguagem adaptada a aprendizagem de computação.

Sim, antes de usar Windows e um mouse, eu, com oito ou nove anos, programava.

Um pouco mais de história pessoal

Depois, fui apresentado ao teclado e mouse. Se formos pensar, o mouse é o dispositivo de apontamento mais popular entre os usuários de sistemas operacionais Windows.

Anos mais tarde, entro no curso técnico e fui apresentado ao primeiro laptop de uso para trabalho, enquanto estagiário dos laboratórios da escola. E aprendi que existia outro tipo de dispositivo mais prático de trabalho, onde não seria necessário um mouse, o touchpad.

Em resumo, eu levava o cursor e apontava onde eu precisaria como um mouse.

A Apple sempre foi um sonho

Todo mundo sempre sonhou em trabalhar com computadores Apple por uma série de razões:

  • O Hardware foi pensado no software
  • Interface do sistema operacional era única
  • Tudo nele é prático

O vídeo abaixo demonstra um dos objetos de desejo a muitos usuários da Apple ou do Windows, o Magic Trackpad.

Por muitos anos, o meu sonho era poder usar recursos como os que ele ofererecia.

Windows 10 muda tudo

Com a chegada do Windows 10, saem aqueles aplicativos mal acabados em que cada fabricante colocava a sua configuração para o manuseamento do trackpad e passamos a contar com uma operação integrada.

Somado a isso, passamos a ter a possibilidade de realizar uma série de itens como o que está descrito nas imagens abaixo.

Na primeira poderemos ter o resumo do que cada ação faz ao tocar o touchpad com cada quantidade de dedos. O mais popular é o toque com um dedo apenas, mas vejam o que acontece quando acrescentamos mais alguns na operacionalização.


Continua depois da publicidade


Na segunda, contamos com a exibição dos gestos multi-tarefas. Com isso, o Windows 10 eleva qualquer hardware com suporte a múltiplos toques a um novo patamar.


Abaixo um vídeo demonstrando todo o potencial do Multitouch do Windows 10 que achei no YouTube

Conclusão
Com isso, continuo alguns dos meus posts com o objetivo de compartilhar alguns dos meus conhecimentos de informática básica.

Sds,
Guilherme Kastner

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
3e2436b

Guilherme Alfredo Kastner

Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.


Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner