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Vinícius    |   27/06/2018   |   Marketing

Qual a importância do marketing de conteúdo para o meu negócio?

O marketing de conteúdo pode ser um dos pilares mais sólidos do seu marketing. A longo prazo ele se tornará um ativo.

O que é marketing de conteúdo? É uma estratégia de abordagem, focada na criação e distribuição de conteúdos valiosos, relevantes para atrair e reter um determinado público, claramente definido, com o objetivo de torná-lo cliente.

Lembre-se: Se você não considerar a palavra “valiosa” e “relevante” na definição acima, definitivamente, você não está trabalhando com estratégias de marketing de conteúdo, talvez algo mais próximo de estratégias de spam.

Basicamente a estratégia de marketing de conteúdo tem como objetivo principal, se comunicar e prospectar com seu possível cliente, sem o tom tradicional de venda.

82% dos profissionais de marketing utilizam marketing de conteúdo.

Oitenta e dois porcento dos profissionais de marketing utilizam marketing de conteúdo, segundo a pesquisa B2B Manufacturing Content Marketing Trends 2015 — North America publicada por CMI.

Qual a importância do marketing de conteúdo para o meu negócio? 

O marketing de conteúdo pode ser um dos pilares mais sólidos do seu marketing. A longo prazo ele se tornará um ativo.

Por exemplo, se você está em um nicho específico como fluidos para usinagem, a probabilidade de você ter melhores resultados é ainda maior. 

Produzindo conteúdo de qualidade frequentemente em seu blog você estará gerando tráfego qualificado para o seu site de forma orgânica. 

Isto quer dizer: O seu público-alvo visitando o seu site 24/7.

A cada publicação feita em seu blog você aumenta as chances do seu público-alvo (engenheiros, diretores, profissionais da indústria e compradores) encontrar sua empresa pelos buscadores.


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Um exemplo real de crescimento ao longo do prazo com marketing de conteúdo é o blog da Resultados Digitais.

https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-poder-do-google-e-a-importancia-de-estar-nas-primeiras-posicoes-de-pesquisa/

O gráfico acima mostra o tráfego de acesso orgânico do blog da empresa, ao longo do tempo. Perceba que o crescimento em 2011 era tímido comparado a 2016. 

Você deve estar se perguntando, ok. Realmente marketing de conteúdo da resultados, mas a Resultados Digitais é uma empresa que tem muitos colaboradores. Tem time para produzir conteúdo de monte.

Isto é verdade, a empresa tem uma equipe grande, mas você não precisa ser uma empresa grande, ou ter uma equipe específica para começar a trabalhar com estratégia de marketing de conteúdo. 

Um exemplo é uma empresa pequena no ramo de tecnologia que prestei consultoria no período de 2016. 

Tráfego orgânico do Blog


Com uma equipe enxuta, a empresa conseguiu aplicar o marketing de conteúdo fazendo 2 publicações semanais, regularmente postadas em seu blog. Sempre com conteúdo de alto valor, falando sobre temas relacionados ao seu negócio. 

O marketing de conteúdo exige tempo para criar conteúdo de qualidade e relevante para o seu público-alvo, exige também publicações regulares para a sua audiência, manter uma frequência de postagem. 

Cuidado para não exagerar no volume de publicações e perder a qualidade no conteúdo. Os buscadores, em geral assim como o Google, quer sempre mostrar o melhor conteúdo para os seus usuários. 

Ele não vai posicionar sua página no topo das buscas, se os visitantes não estão interessados em seu conteúdo. Então capriche no texto!

Não pense que se você apenas produzir conteúdo, você já está fazendo tudo o que precisa para estar bem posicionado nos buscadores e ser encontrado pelos seus clientes.

Que bom que você chegou até aqui. Me parece que você está gostando mesmo do conteúdo. Siga em frente, que eu ainda tenho muita coisa interessante pra falar.

O marketing de conteúdo é muito importante, mas não trabalha sozinho. A estratégia que é essencial e colabora de forma agressiva para você obter resultados com produção de conteúdo é o SEO. 

Que veremos em uma outra publicação!

Resumo 

  • Seu conteúdo precisa entregar alto valor para os seus leitores.
  • Estratégia com resultados a longo prazo. Você vai começar ver aumento significativo no tráfego orgânico a partir de 6 meses.
  • Mantenha regularmente a frequência de publicações.
  • Não exagere no volume de conteúdo. Priorize a qualidade do que a quantidade.
  • Aplicável para qualquer tipo de empresa e negócio. Seja para profissional individual, consultores, micro-empresas, de pequeno, médio e grande porte.
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
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Vinícius

Analista de Marketing Digital na Softplan — Consultor de marketing digital — Analista de marketing por mais de 3 anos no Grupo CIMM e full-stack marketer para startups. Atualmente foco meus estudos e conhecimentos em growth marketing. Certificado de inbound marketing e email marketing pela HubSpot e Fundamentos de Adwords, Google Adwords Shopping e Publicidade Mobile pelo Google.


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