Notícias
Veja como estratégias de marketing podem ser o seu grande diferencial para a captação de clientes e incremento de vendas.
Com os indicadores econômicos dando sinais de recuperação da economia após dois anos consecutivos de PIB negativo, o empresário brasileiro deve voltar a atentar a estratégias que o diferenciem no mercado, cuja competitividade está mais acirrada do que nunca.
Para tanto, uma boa estratégia de comunicação e marketing, adaptada a um consumidor cada vez mais exigente e colaborativo, pode ser o grande diferencial entre a sua empresa e a do seu concorrente na captação de leads e fomento a vendas.
Nesse sentido, o marketing industrial, caracterizado por ações direcionadas a outras empresas ou indústrias (e não ao consumidor final em si) ganha relevância como estratégia de divulgação de uma marca.
Mas como chegar de forma efetiva ao seu público-alvo, revertendo-o em cliente de fato?
Primeiramente, é preciso ter um conteúdo relevante! E por isso entende-se identificar a demanda do seu comprador, as suas dificuldades, e propor soluções. De que forma?
Com a globalização e a difusão dos meios eletrônicos, as estratégias de marketing mudam com frequência, mas invariavelmente giram em torno da Internet. A última edição da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revelou que o país já conta com 107,9 milhões de usuários. No âmbito corporativo, o levantamento TIC Empresas, executado pela mesma entidade, mostrou que buscar informações sobre produtos ou serviços está entre as atividades mais frequentes das empresas brasileiras na Internet (94%), atrás apenas do envio de e-mails (99%).
Portanto, uma vez determinadas as necessidades do seu mercado-alvo, o passo seguinte é elaborar um site claro e objetivo, que traga soluções para o cliente, mas também contemple técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de uma técnica de otimização de sites com o uso de palavras-chave que melhor descrevem o seu negócio. A ideia é posicioná-lo nas primeiras páginas dos buscadores, dando mais visibilidade ao seu produto. Algumas ferramentas disponíveis para te ajudar na construção de melhores palavras-chaves são o Google Adwords, FreshKey e o Keyword Tools.
Continua depois da publicidade |
Com a disseminação do acesso à Internet a partir de dispositivos móveis, criou-se a necessidade também de todo site ter uma versão mobile. O Google já sinalizou que os sites adaptáveis para mobile têm preferência nos resultados de pesquisa, de modo que uma boa estratégia de marketing industrial também deve se valer do chamado mobile marketing.
O e-mail marketing é uma variação decorrente do uso da Internet como meio de comunicação, mas o envio aleatório de mensagens pouco vale. Um resultado eficaz requer que o conteúdo divulgado neste material vá ao encontro dos interesses do destinatário, para que sejam potencializadas as chances do usuário abrir este e-mail e ali encontrar a solução que está procurando para o seu negócio.
Outra ação de marketing derivada da internet é a presença da sua marca nas redes sociais. Elas proporcionam uma interatividade com o seu público-alvo e a sua respectiva rede de contatos, proporcionando a difusão da sua empresa entre potenciais compradores. O LinkedIn, em especial, é a plataforma líder em relacionamento voltado para negócios. O alto poder de segmentação no LinkedIn Ads, por exemplo, permite especificar, com o máximo de detalhes, as pessoas mais adequadas ao tipo de campanha pensada, desde seleção de cargos até segmentos de atuação, entre outros.
Todas as alternativas apresentadas até aqui são efetivas e mensuráveis, sem dúvida alguma, mas ainda falta um componente fundamental para uma estratégia de marketing perfeita: o humano. Sem ele, a confiança não é estabelecida, a fidelização idem e as vendas não são concretizadas.
Aqui ganha relevância a preparação da equipe de vendas, para um contato personalizado a cada um dos seus clientes, além da presença em feiras industriais. Elas são excelentes estratégias de marketing, pois ali tem-se a oportunidade de conversar diretamente com milhares de clientes e prospects, mostrar os seus equipamentos in loco e até mesmo destacar os seus diferenciais em relação ao concorrente do estande ao lado.
Dito isso, o momento é de se questionar como está alinhada a estratégia de marketing industrial da sua empresa, para a retomada eminente da economia em 2018? A hora de se mostrar ao mercado é agora!
Gostou? Então compartilhe:
Possui graduação em engenharia Elétrica pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado (1990). A experiência do setor de feiras e eventos vem desde 1990 quando começou a carreira na empresa Alcantara Machado Feiras. Desde essa época vem atuando no setor de feiras em diversos setores da economia. Na Alcantara Machado e Reed Exhibitions foi responsável por grandes eventos como Feira Mecânica, Brasilplast, Feimafe, Feicon, Brasilpack. Hoje atua na empresa Informa Exhibitions e é diretora das feiras Expomafe, Feimec, Plástico Brasil, Serigrafia Sign e Formóbile.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa