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Vinícius    |   03/11/2017   |   Marketing

Google Analytics: Um guia básico para empresas do setor industrial (Parte 6)

Entenda o comportamento dos seus visitantes com os relatórios do Google Analytics

No último artigo, vimos a importância de analisar os relatórios de aquisição do Google Analytics, para identificar os canais que geram tráfego e boa performance em suas páginas online.

Por último, porém, não menos importante, vamos falar sobre os relatórios de comportamento no Google Analytics.

Assim como a maioria do setor industrial, acredito que você também busca entender e identificar informações sobre o comportamento dos seus clientes.

Nesta seção você vai entender: 

  • Fluxo de comportamentos;
  • Conteúdos acessados;
  • Velocidade do seu site;
  • Pesquisa interna.

Fluxo de comportamentos

Este relatório mostra o fluxo de visita em suas páginas online. Fica muito claro entender como os seus visitantes consomem seus conteúdos e passam de página para página. 

Desta forma, você pode ter uma maior compreensão do comportamento dos seus visitantes, determinando se eles estão indo no caminho que você espera. Além disso, você pode identificar quais os conteúdos que mais engajam seu público-alvo.

Conteúdo do site
Este relatório é dividido em quatro partes:

Todas as páginas
Mostra de forma geral, todas as páginas do seu site, organizado por visualizações de página, visualizações únicas, tempo médio na página.

Detalhamento do conteúdo
Assim como o relatório acima, no detalhamento do conteúdo, os dados são organizados por seções do seu site. Veja a imagem abaixo:
 

Páginas de destino / Página de saída

O relatório de página de destino mostra as páginas populares que seus visitantes chegaram para o seu site. Utilize este dado para avaliar seu conteúdo. 

Páginas de saída são extremamente importantes para avaliar e determinar quais páginas precisam de revisões ou melhorias no conteúdo. Se os seus visitantes saem da sua página de forma mais frequente do que outras, talvez seja necessário reescrever o seu conteúdo com taxa de rejeição alta.

Velocidade do site

Assim como o relatório anterior, esta subseção do Google Analytics tem quatro relatórios:

Visão geral
Mostra a visão geral do tempo médio de carregamento das páginas, tempo médio de redirecionamento, de consulta do seu domínio (suaempresa.com.br), tempo médio de conexão do servidor e tempo médio de resposta do servidor.

Tempo da página
Neste relatório você pode ver o tempo médio de visualizações da página, porém, com uma representação gráfica para comparações.

Sugestões de velocidade / Tempo do usuário

Este recurso é muito importante para otimizar a velocidade do seu site. O relatório mostra todas as suas páginas com pontuações de velocidade.

Além disso, você recebe uma sugestão de melhoria de cada uma das suas páginas, com a ajuda de outro recurso do Google, chamado PageSpeed Insights.

Para fazer a análise, basta clicar no total de sugestões do seu relatório. Veja as imagens abaixo:
 

Pesquisa interna
Com este relatório você pode acompanhar a maneira como os seus visitantes pesquisam dentro do seu site. O relatório é dividido por termo de pesquisa, categoria de pesquisa do site, total de pesquisas exclusivas e porcentagem do total de pesquisas exclusivas.

Conversões

Como se trata de um guia básico, não vamos falar sobre conversões neste artigo, pois envolve comércio eletrônico e Google AdWords. Se você tem uma meta criada no Google Analytics, utilize esta sessão para acompanhar os seus progressos com metas.

Obrigado pela leitura, nossa série sobre Google Analytics: O guia básico para empresas do setor industrial chegou ao fim.

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O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
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Vinícius

Analista de Marketing Digital na Softplan — Consultor de marketing digital — Analista de marketing por mais de 3 anos no Grupo CIMM e full-stack marketer para startups. Atualmente foco meus estudos e conhecimentos em growth marketing. Certificado de inbound marketing e email marketing pela HubSpot e Fundamentos de Adwords, Google Adwords Shopping e Publicidade Mobile pelo Google.


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