Medium_3e2436b
Guilherme Alfredo Kastner    |   29/05/2017   |   Projeto Descomplicado   |  

Listas de Materiais – MBOM

Uma vez escutei de um cliente a seguinte definição:

O principal objetivo de um detalhamento tridimensional detalhada dos produtos é a elaboração de uma lista de materiais e a estrutura.

Ok, listas de materiais sempre são comunicadas com os sistemas de gestão, normalmente, mas daí nos deparamos com outro problema.

Nem sempre a estrutura de engenharia reflete o processo de fabricação, daí nos lembramos que passa a existir uma segmentação da engenharia de produtos e da engenharia de fábrica. Muitas vezes a equipe de produto segue uma estrutura de desenvolvimento tridimensional pensando em alguns critérios:

•    Lógica de agrupamento de componentes;
•    Busca por critérios de desempenho das montagens; ou
•    Uma ordenação aleatória somado a falta de critérios.

Com base nos itens acima, poderemos visualizar a aplicação da MBOM, a lista de materiais de manufatura. O problema é que o processo industrial geralmente contempla alguns critérios de disposição de layout produtivo, sendo normalmente celular ou posicional. Se contarmos com arranjo celular, os recursos a serem transformados estão em uma parte específica da operação (célula) com todos os recursos transformadores para atender os requisitos de processamento. 

Pensando em uma integração entre setores de projetos e fábrica, surgiram sistemas que analisam o arquivo CAD e auxiliam na composição da lista de manufatura, um dos exemplos é o Delmia da Dassault.
 

Algumas das principais características da ferramenta:
•    Integração do projeto tridimensional e as operações;
•    Reordenação dos componentes em estruturas;
•    Interpretação dos kits de montagens dos componentes;
•    Exibição gráfica da estrutura da lista


Continua depois da publicidade


Com isso, teremos um aprofundamento maior sobre o assunto nas próximas semanas sobre o assunto de listas derivadas a partir do projeto.

Sds,

Kastner

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
3e2436b

Guilherme Alfredo Kastner

Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.


Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner