Notícias
por: Paulo Vinicius Resende, Rosenda Arencibia, Ildeu Lúcio Siqueira, Marcio Bacci Da Silva
Ano: 2019
Instituições de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Universidade Federal de Uberlândia
Idioma: Portugues
Resumo
A medição das forças de usinagem nos estudos científicos e tecnológicos é relevante para o entendimento dos fenômenos físicos envolvidos na usinagem dos materiais. Entretanto, em diversos trabalhos publicados, nota-se que a metodologia experimental contempla, por vezes, múltiplas réplica dos ensaios e a expressão dos resultados com dispersão, via desvio padrão amostral. O presente trabalho apresenta a aplicação do método GUM na determinação da incerteza de medição da força de corte. O objetivo é contribuir para a qualidade dos resultados, sobretudo nos estudos comparativos de condições de usinagem, além de demonstrar a contribuição das fontes de incerteza no resultado final. São apresentados os resultados da força de corte no torneamento externo do aço ABNT 1050. A metodologia aplicada pode ser utilizada na estimativa da incerteza nas demais componentes das forças de usinagem (Fy e Fz).
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa