O Papel das Fontes de Informação e Conhecimento

por: Eduardo Kenji Agena

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Ano: 2021

Instituições de ensino: USP - Universidade de São Paulo

Páginas: 2

Idioma: Portugues

Notas:

Perguntas:
1)"Qual a principal mensagem do trabalho?" Para responder a esta pergunta, identifique no artigo qual o problema que os autores procuram resolver
2)"Qual a principal contribuição do trabalho?" Para responder a esta pergunta, identifique no artigo qual a solução reportada pelos autores
3)"Como o trabalho foi avaliado?" Para responder a esta pergunta, identifique no artigo como os autores avaliaram o impacto da solução proposta no problema identificado originariamente
4)"Qual a principal limitação do trabalho?" Para a responder esta pergunta, *analise criticamente* o trabalho apresentado no artigo e identifique uma limitação na solução reportada relativamente ao problema tratado
Sua resposta
1) os sites de notícias podem ter um viés em suas publicações, favorecendo algumas ideologias , partidos políticos , líderes , etc... Isso pode influenciar a opinião das pessoas sobre vários tópicos, pois os sites de notícias são as principais fontes de informação para a maioria das pessoas ;
2) Os métodos e procedimentos para detectar automaticamente o enviesamento são geralmente baseados em aspectos como texto e hiperlinks incorporados. Neste trabalho, os autores apresentaram uma estratégia para detectar o viés da mídia por meio da análise de redes que modelam citações entre sites de notícias, avaliando se o viés está relacionado às características estruturais dessas redes;
3) Os autores mostraram que o viés ideológico pode ser capturado por padrões de citação e os autores apresentaram um método que usa esses padrões para identificar automaticamente o viés político, ideológico e partidário em sites de notícias de internet, alcançando acurácia e pontuações F1 acima de 72% e 0,70, respectivamente ;
4) Limitações quanto à detecção de viés favoráveis às mídias , sites e canais de notícias para fins lucrativos com marketing e investigações fraudulentas, obscuras e com altos custos envolvidos.




Resumo

Hoje em dia, os sites de notícias na internet e redes sociais ( Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram,etc...) são as principais fontes de informação e conhecimento para a maioria das pessoas, comunidades,tribos e sociedades. Mas esses veículos de informações e notícias podem ter um viés em suas publicações,favorecendo alguma ideologia, política ou partidária. Isso pode influenciar a opinião das pessoas sobre vários tópicos. Os métodos e processos para detectar automaticamente o enviesamento são geralmente baseados em aspectos como texto e hiperlinks incorporados. Neste trabalho, apresentamos uma estratégia e tática para detectar o viés da mídia por meio da análise de redes que modelam citações entre sites de
notícias, avaliando se o viés está relacionado às características estruturais dessas redes. Mostramos que o viés ideológico, político, partidário pode ser capturado por padrões de citação e apresentamos um método que usa esses padrões para identificar automaticamente o viés político, ideológico, partidário em sites de
notícias e redes sociais, alcançando acurácia, eficiência, eficácia e pontuações F1 acima de 72% e 0,70,respectivamente.

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