Notícias
por: Gilmar Cordeiro da Silva, Samara Christina Rodrigues Soares , Frederico de Castro Magalhães, Izabela Ângela
Ano: 2019
Instituições de ensino: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Idioma: Portugues
Resumo
No forjamento a quente em matriz fechada a qualidade dimensional e forma dos produtos são dependentes da geometria das matrizes, temperatura, taxa de deformação, dimensões iniciais do tarugo, do seu posicionamento em relação as matrizes, entre outros. Em 2015, a produção mundial de componentes forjados foi, em torno de, um milhão de toneladas, assim, estudos numéricos para melhor compreensão do processo são viáveis. Esse trabalho analisou, numericamente, o efeito da posição horizontal e vertical do tarugo inicial no preenchimento das cavidades das matrizes no forjamento a quente de uma conexão de alta pressão no formato de Tê. Para a realização do estudo foi empregado o software QForm VX. As modelagens numéricas nas posições horizontal e vertical geraram diferentes resultados, com um tarugo de diâmetro 44,45mm e altura 45mm, em nenhuma das posições houve completo preenchimento das cavidades internas, porém, a posição horizontal apresentou melhores resultados de preenchimento. Uma nova análise, em um tarugo de mesmo diâmetro e altura de 57mm, foi realizada para a posição horizontal, onde houve total preenchimento das cavidades internas com uma força final de forjamento de 1,9MN.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Próximos eventos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa