Notícias
por: Marcelo Okada Shigueoka, Neri Volpato, Thiago Antonini Alves
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Idioma: Portugues
Resumo
Materiais porosos ou meios porosos (MP) são aplicados em vários setores da indústria. A Manufatura Aditiva (AM Additive Manufacturing) tem crescente importância nesta área, pois possibilita a produção de porosidade planejada. O princípio de adição de AM por extrusão de material apresenta um diferencial importante nesta área, pois possibilita produzir geometrias de formato tipo treliça (lattice), sem necessidade de modelar cada filamento da estrutura. Este trabalho apresenta um estudo preliminar sobre variações da geometria de poro e permeabilidade de MP obtidos de forma direta por esta tecnologia de AM. Com a utilização do software de planejamento de processo RP3, geometrias provenientes de preenchimento tipo raster com variações no ângulo de raster e desalinhamento entre camadas (staggered raster) foram fabricadas em material polimérico e suas permeabilidades obtidas através de medição experimental de forma direta. Os resultados obtidos indicam que os parâmetros ângulos de raster e distância do desalinhamento (stagger) afetam a permeabilidade, mas não possuem uma relação linear com a mesma.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa