Notícias
por: Carlos Leal, Alexandre Abrao, Berend Denkena, Bernd Breidenstein, Kolja Meyer
Ano: 2019
Instituições de ensino: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais, Leibniz Universität Hannover, Leibniz Universität Hannover, Leibniz Universität Hannover
Idioma: Portugues
Resumo
A maioria das falhas em componentes mecânicos é causada por fadiga mecânica. Essa falha é representada por uma ruptura progressiva em materiais submetidos a ciclos repetidos de tensão ou deformação. Com o intuito de aumentar a resistência à fadiga mecânica dos materiais, a operação de roleteamento (considerada um tratamento mecânico superficial) é aplicada em diversas áreas da indústria para induzir tensões residuais de compressão que podem retardar a iniciação e a propagação de trincas por fadiga mecânica. A operação consiste na deformação plástica de uma superfície causada pela passagem de esferas, roletes ou pontas arredondadas sob pressão constante. Neste estudo, foi avaliada a influência da pressão (100, 200 e 300 bar), velocidade (20, 30 e 40 m/min) e avanço (0,06; 0,09 e 0,12 mm/volta) de roleteamento sobre a vida em fadiga do aço ABNT 4140 temperado e revenido (40 HRC). Os resultados mostraram que a operação elevou a vida em fadiga para a maioria das condições testadas.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa