Notícias
por: Júnia Bicalho Duarte Rosa, Nayara Silva, Marcelo Câmara
Ano: 2019
Instituições de ensino: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais
Idioma: Portugues
Resumo
O objetivo deste trabalho foi incorporar cálcio e fósforo à superfície da liga de titânio Ti-6Al-4V e avaliar a influência deste tratamento superficial sobre a dureza, rugosidade e resistência ao desgaste por deslizamento, tendo em vista o emprego do material em aplicações biomédicas. Para tal, equipamento de Usinagem por Descargas Elétricas foi utilizado nas polaridades positiva e negativa, buscando comparar o tratamento nas duas condições. O fluido dielétrico empregado foi uma solução iônica à base de cálcio e fósforo. A caracterização morfológica e química das superfícies foi realizada por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de energia dispersiva (EDS). As propriedades das superfícies e sub-superfícies foram avaliadas por meio de ensaio de microdureza Vickers, ensaio de rugosidade e ensaio de pino sobre disco. As análises revelaram a efetividade da técnica como processo aditivo. Os resultados de microdureza e rugosidade mostraram maior potencial da superfície usinada em polaridade negativa para a aplicação proposta. No entanto, a resistência ao desgaste indicou que a superfície usinada em polaridade positiva terá possivelmente melhor desempenho na construção de implantes ósseos.
Palavras chave
Comentários
Veja outros trabalhos acadêmicos
Outros conteúdos
Fórum
Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:
Usuários que poderão acessar os artigos finais: Membros ABCM e frequentadores do Cobef 2019. Os frequentadores do COBEF deverão logar no site da ABCM com as mesmas credenciais do sistema de submissão de arquivos.
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa