Seminário discute as deficiências logísticas do País

Fonte: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - 11/06/07

Com investimentos confirmados da ordem de US$ 15,2 bilhões até 2012, além dos novos projetos anunciados pelas empresas do setor, o parque siderúrgico nacional dobrará sua capacidade de produção, passando das atuais 37 milhões de toneladas/ano para 75,9 milhões de toneladas/ano em 2015. Nos próximos três anos serão 51 milhões de t/ano, o que significa mais 14 milhões de toneladas de aço nas estradas, ferrovias e portos brasileiros.
 
Para debater sobre as melhores práticas que possam superar as deficiências estruturais nos sistemas rodoviário, ferroviário e portuário do País, as empresas do setor minero-metalúrgico estarão reunidas no XXVI Seminário de Logística, que acontece em Vitória (ES), nos próximos dias 19, 20 e 21. “Trata-se de uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o papel da logística como fator de sustentação da competitividade do setor”, avalia Ângelo Carmo de Araújo Resende, gerente de Logística da Cosipa / Usiminas e diretor da Divisão Técnica de Logística da ABM.
 
“A logística representa 15% dos custos da siderurgia e como todas as empresas estão niveladas em termos de tecnologia, o grande diferencial será obter a redução de custos através da logística”, complementa Resende. No XXVI Seminário de Logística serão apresentadas 38 experiências empresariais bem-sucedidas nas áreas de Movimentação, Armazenagem e Transporte, Logística Internacional, Suprimentos, PCP, Supply Chain e Controladoria. Os temas Responsabilidade Social e Meio Ambiente, que fazem parte do planejamento estratégico das empresas, também terão espaço nas sessões técnicas do evento.
 
A programação do seminário prevê palestras sobre ‘Benchmarking de Logística’ e ‘Nota Fiscal Eletrônica’, além de um painel em torno do tema: ‘Visão crítica do crescimento do País, com foco nas deficiências estruturais’.
 
Participam do painel: Miriam Leitão, jornalista, colunista de economia do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN e jornal Bom Dia Brasil (TV Globo); Ricardo Ferraço, vice-governador do Estado do Espírito Santo; José Ribamar Miranda Dias, vice-presidente executivo da ANUT - Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga; e Márcio Araújo de Lacerda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
 
Inscrições antecipadas podem ser feitas na página do evento até terça-feira (12/06). Informações adicionais com Sandra Gomes. Telefone: (11) 5534-4333 ramal 119.

Tópicos: