Economia da Índia tem crescimento de 9,4%

Fonte: Folha Online - 31/05/07

A economia da Índia registrou um crescimento de 9,4% no ano fiscal encerrado em março deste ano. Foi a maior taxa em 18 anos, impulsionada pelo desempenho nos setores de manufatura, exportações e serviços, segundo dados do governo divulgados nesta quinta-feira.

No trimestre de janeiro a março deste ano, o crescimento foi de 9,1% na comparação com o mesmo período de 2006.

O dado referente ao crescimento no ano fiscal superou a expectativa do governo, que previa uma expansão de 9,2%.

O setor manufatureiro do país teve crescimento de 12,3% no período. O setor de serviços teve crescimento de 11% (no ano fiscal anterior o setor teve alta de 9,8%). A agricultura, no entanto, ainda é o ponto fraco da economia indiana, com crescimento de apenas 2,7% no período (contra 6% no ano fiscal anterior). O setor de construção teve desaceleração, apresentando crescimento de 11,2% entre janeiro e março deste ano, contra 16,1% no mesmo período de 2006.

O ritmo de crescimento deve ter uma moderação no atual ano fiscal, segundo o governo indiano, devido à expectativa de uma desaceleração nas exportações e às altas nas taxas de juros no país. As exportações cresceram 25% no período, mas com a valorização da rupia indiana e uma desaceleração na demanda mundial devem reduzir a expansão das vendas para o exterior.

O Banco de Desenvolvimento da Ásia prevê que a economia indiana terá crescimento de 8% no atual ano fiscal.

Tópicos: