Brasil pode entrar na era da energia nuclear

O Brasil poderá entrar definitivamente na "era da energia nuclear".

Fonte: Energéticas - 07/05/07

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou hoje um recado para os ambientalistas e foi enfático ao afirmar que o País poderá entrar definitivamente na "era da energia nuclear" caso persistam os obstáculos às construções de usinas hidrelétricas no Brasil. Ao participar, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, da inauguração da usina hidrelétrica Amador Aguiar II (Capim Branco II), o presidente citou como alternativas energéticas economicamente viáveis para o País as hidrelétricas e as usinas nucleares.

Lula chegou a dizer que, se preciso, aproveitaria a visita do papa Bento XVI ao Brasil, para convencer os envolvidos com o licenciamento ambiental das usinas. "O Brasil não pode parar por falta de energia", concluiu. "Nós temos duas alternativas concretas e quero dizer aqui para os empresários: ou nós fazemos as hidrelétricas que temos que fazer, vencendo todos os obstáculos, ou nós vamos entrar na era da energia nuclear", disse Lula, durante discurso.

Sobre o assunto, o presidente afirmou ainda que não tem "nenhuma dúvida de fazer o debate que tiver de fazer, o enfrentamento que tiver de fazer e for necessário". "Vamos fazer usina nuclear porque esse país não pode ficar sem energia para oferecer à nação brasileira".